Aposentado no Brasil em 2019 quando a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) fechou, o Ford Fiesta também terá o mesmo destino na Europa. Segundo informações do jornal Automobilwoche, a Ford pretende encerrar a produção do Fiesta em 2024 e o substituir por um carro totalmente elétrico.
Diferentemente da geração anterior global, hoje o hatch compacto é produzido em Cologne, Alemanha. A ideia é que um modelo 100% elétrico e de alto volume tome o lugar do Fiesta na linha de produção dentro de três anos. O substituto terá plataforma modular MEB da Volkswagen.
Volkswagen Fiesta?
Essa base já é usada pelos elétricos Volkswagen ID.3 e ID.4, além do Skoda Enyaq iV. Em acordo com a VW, a Ford fará uso da plataforma modular eletrificada para produzir seus próprios carros movidos a energia elétrica. O objetivo é ganhar em escala, enquanto a Volks usa da expertise da Ford em vans e picapes.
É possível que esse novo modelo mantenha o nome Fiesta em virtude do legado do modelo e de sua importância histórica. Contudo, a Ford poderá adotar um novo nome para celebrar essa mudança completa de rumos que o seu modelo mais barato tomará.
Vale lembrar que desde que o Ka saiu de linha na Europa, o Fiesta se tornou o carro mais barato da Ford no mercado. Ele é também um dos veículos mais vendido da marca por lá, perdendo somente para o Focus, o nono carro mais vendido da Europa em 2020.
A Ford vem sentindo o avanço do SUV compacto Puma sobre o mercado antes tomado pelo Fiesta. Isso fez com que a estratégia de deixar de produzir um hatch compacto a combustão em favor de um modelo eletrificado se justificasse. Resta ver se o Fiesta terá sobrevida ou não de alguma maneira após a chegada do novo modelo com base MEB.
>>Ford fechará revendas e terá EcoSport da Turquia ou Índia para Argentina
>>Renault Duster se despede do Ford EcoSport nas redes sociais
>>VW Nivus sobe e Ford EcoSport cai entre SUVs mais vendidos de janeiro