Quando um carro apresenta defeitos, as marcas acionam recalls ou mudam drasticamente motores, estruturas e demais componentes para sanar problemas. Mas, às vezes, preferem ignorá-los. Assim como a Ford sabia dos problemas do Pinto que explodia ao ser acertado pela traseira e preferiu ignorar, a marca fez o mesmo com EcoSport e New Fiesta.
Segundo reportagem do Atlanta News First, o processo que diversos órgãos norte-americanos estão aplicando na Ford tem relação direta com o motor 1.0 Ecoboost que foi usado em EcoSport, New Fiesta e Focus nos EUA. Segundo o jornal, “o defeito apresenta uma série de problemas de segurança, que podem causar em uma falha catastrófica”.
“O motor pode apagar enquanto o carro é dirigido, o que aumenta drasticamente o risco de colisão. Nós sabemos que a Ford conhecia os problemas há muito tempo”, finaliza a declaração de Tim Mathews, um dos representantes da firma de advogados que está processando a Ford junto a mais 12 outras ações.
Problema igual ao do Onix
A reportagem ainda aponta que a Ford tinha consciência dos problemas do motor do EcoSport e do New Fiesta desde 2016 e não fez nada sobre isso. O problema específico encontrado pelo motor Ecoboost é o que a Chevrolet tem enfrentado no motor 1.0 três cilindros turbo de Onix, Onix Plus e Tracker.
O Ecoboost também conta com correia banhada a óleo, a qual tem apresentado degradação acentuada da correia quando usado óleo de especificação diferente da requerida pela Ford. Contudo, alguns clientes têm relatado rompimento da correia mesmo quando toda as manutenções são feitas em concessionária.
Por sorte, o motor 1.0 Ecoboost foi usado no Brasil somente no New Fiesta e é uma versão extremamente rara. Ao que tudo indica, os carros afetados nos EUA só terão reparo a partir de 2025, caso o processo vá adiante.
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