Uma nova era

Ford entrega fábrica da Troller para governo cearense

A antiga fábrica da Troller no Ceará agora voltou para o governo e muito em breve será responsável por produzir carros eletrificados

Antiga fábrica da Troller [divulgação]
Antiga fábrica da Troller [divulgação]

A Ford entregou a planta de Horizonte, no Ceará, para o governo local. Era de lá que saíam os modelos da Troller e agora, as instalações serão responsáveis por fabricar carros eletrificados. Ainda não se sabe quais veículos e de quais marcas serão produzidos por lá, mas a planta receberá um investimento de R$ 400 milhões para voltar a operar.

A partir de agora, a planta cearense passa a ser cuidada pela empresa Comexport e é ela quem fará as negociações com as montadoras para iniciar as produções. Para que as instalações voltem a operar, um investimento de R$ 400 milhões será aplicado. A expectativa é que os modelos híbridos e até elétricos de três marcas distintas comecem a ser produzidos em 2025.

Em nota, a Ford agradeceu ao governo cearense por toda a negociação em relação à planta da Troller e revelou que entregar a instalação de Horizonte, tem como principais objetivos gerar os crescimentos econômicos e sociais da região. Nenhum detalhe sobre valor foi revelado até o momento.

Troller T4 [divulgação]
Troller T4 [divulgação]

Quais serão as marcas?

Na visão de Rodrigo Teixeira, presidente da Comexport, assumir a planta cearense é um projeto estruturante e que visa investir no setor de tecnologia na região do Ceará. Ele já revelou que seis carros eletrificados serão produzidos lá e de três montadoras que já são consagradas do mercado. Só que, não citou os respectivos nomes. Inicialmente, a produção será do tipo CKD.

Ou seja, as peças chegarão ao Brasil prontas e aqui os modelos serão finalizados. Os políticos cearenses querem no futuro que a região possa ter uma produção completa dos carros. Elmano Freitas, atual governador do Ceará, afirmou que não queria que a planta da Troller fosse desapropriada. Porém, não podia deixar de entender e aceitar o investimento que vai surgir na área.

Troller
Troller T4 [divulgação]

Ele disse que enfim o estado terá o polo automobilístico que sempre sonhou. Uma das marcas que pode estar no meio dessa novidade é a Neta, que lançou três novos carros eletrificados durante o último Festival Interlagos e que mira o sucesso da GWM e BYD por aqui.

Já a ArcelorMittal, uma siderúrgica e que fornece aço para as produções da Stock Car, é uma das empresas que pode se tornar parceira da Comexport na produção dos carros no Ceará.

Quais marcas você acha que vão produzir na antiga fábrica da Troller no Ceará? Conte nos comentários!