Não dá para negar que a Ford é uma das marcas que mais está passando pelo processo de mudança de imagem mais intenso da atualidade. Desistindo de produzir no Brasil e de investir em modelos que não são SUVs e picapes foi só o primeiro passo da marca do oval azul. Agora ela anuncia que está trabalhando em um futuro 100% elétrico.
Essa trajetória teve começo com o SUV elétrico Mustang Mach E, evoluiu para a van E-Transit e agora chega à F-150 Lightning. Com o trio, a Ford quer atacar em três vertentes totalmente diferentes do segmento de carros elétricos e preparar terreno para virar a chave totalmente para essa nova mentalidade.
Em entrevista à Auto News, Kumar Galhotra, presidente da Ford das Américas e mercados internacionais, afirmou que “eu consigo ver facilmente um ponto em que diremos ‘aqui está a data em que seremos totalmente elétricos’. É algo que estamos trabalhando para conseguir”.
Estratégia eletrificada
O executivo acredita que a atual linha de carros elétricos da marca será essencial para a aceitação do público à essa nova realidade. Com o Mustang Mach E, a Ford terá um carro que mostra que os elétricos podem ser esportivos e divertidos. Ainda por cima, terá volume alto de vendas, pois ele se insere no altamente rentável segmento de SUVs.
Já a F-150 Lightning deverá ser o ponto de virada da marca. Ela é o carro mais vendido dos EUA e só não é do mundo por causa do Toyota Corolla. Extremamente popular, a picape na variante Lightning mostrará que elétricos podem trabalhar como modelos comuns e serem extremamente versáteis mesmo no off-road.
Por fim, a E-Transit permitirá à Ford atender a empresas e governos que querem zerar a emissão de poluentes com seus veículos de transporte. Ao contrário da F-150 Lightning, que só tem concorrentes prometidos, mas ainda não lançados, a E-Transit já tem a rival Mercedes-Benz Sprinter com uma variante elétrica.
A Ford ainda terá um hatch compacto elétrico para substituir Fiesta e Focus na Europa. Aqui no Brasil, no entanto, ainda não há planos concretos de eletrificação da marca. Atualmente a Ford não vende um carro híbrido no Brasil e não há planos à vista para um elétrico, além da especulação (não confirmada) da chegada do Mustang Mach E.
>> EcoSport continuará na Argentina, apesar da baixa no Brasil
>>Elétrica F-150 Lightning tem maior porta-malas dianteiro do mundo
>>Bronco Sport explora bem os lados Bronco e Sport | Impressões