Antes da virada do ano, a Ford confirmou que lançaria a van Transit, a Ranger Black, o Mustang Mach 1 e um Bronco no Brasil em 2021. Sem especificar se tratava-se do Bronco regular ou o Bronco Sport, a marca apenas anunciou que um de seus parrudos SUVs chegaria.
As apostas sempre recaíram mais sobre o SUV médio, que estaria na medida para brigar diretamente com o Jeep Compass em uma faixa de preço diferente do Territory. O mistério, no entanto, foi resolvido pelo Placa dos Carros (@placadoscarros).
O perfil revelou que a Ford já tem emplacadas 28 unidades do Bronco Sport no Brasil. Todos os modelos vindo para cá são da mesma versão, documentada como Wild. O curioso é notar que essa configuração não existe nos EUA, podendo ser um nome fantasia para alguma das cinco variantes (Base, Big Bend, Outer Banks, Badlands e First Edition).
O mais revelador é a questão da motorização. Os Bronco Sport importados para o Brasil contam todos com motor 2.0 EcoBoost quatro cilindros turbo a gasolina com 248 cv e 38 kgfm de torque associado à transmissão automática de oito marchas.
Isso automaticamente reduz a gama de versões possíveis para o Bronco Sport brasileiro para apenas duas: Badlands e First Edition. É possível que a Ford esteja preparando a frota de imprensa para o lançamento do SUV médio, focando na configuração topo de linha a qual, geralmente, é a estrela do lançamento.
Equivalente à versão Trailhawk do Jeep Compass (que custa R$ 208.990, mas é diesel) o Bronco Sport Badlands conta com pneus off-road 235/65 R17, suspensão reforçada e tração nas quatro rodas com bloqueio eletrônico de diferencial. Além disso, é recheado de itens de série como piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência.
Lá nos Estados Unidos, o Bronco Sport Badlands parte de US$ 32.820 (R$ 174.576), enquanto o First Edition custa US$ 38.160 (R$ 202.981). Apenas para efeito de comparação, o EcoSport mais caro nos EUA custa US$ 27.380 (R$ 145.639), enquanto aqui no Brasil o Storm 4×4 sai por R$ 115.190.
Como aqui no Brasil o Territory começa em R$ 179.900 e há um importante buraco a ser preenchido entre ele e o EcoSport, há chances de que o Bronco Sport se situe nessa lacuna. Contudo, com a alta do dólar e a escolha pela versão mais cara do SUV médio, é possível que ele custe até mais que o Territory.
Consultada, a Ford diz que não comenta sobre especulações de lançamentos futuros.
>>Ford e Mahindra desistem de parceria: futuros Ka e EcoSport ameaçados?
>>Ford Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação
>>Tal qual Fiat Toro, inédita Ford Maverick será apenas cabine dupla