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Sem ansiedade de alcance!

Ford acredita que a próxima geração de veículos eletrificados será mais acessível

A Ford aposta em caminhonetes híbridas e tecnologia com extensores de alcance para alavancar a eletrificação entre os consumidores

Ford Maverick Hybrid vermelha parada de traseira com árvores ao fundo
Ford Maverick Hybrid Lariat [Foto: Auto+ / João Brigato]

Os consumidores estão descobrindo os benefícios da eletrificação, tanto em carros de passeio quanto, mais recentemente, nas caminhonetes. Além do consumo reduzido de combustível, os híbridos combinam torque elevado e capacidade de reboque, características muito valorizadas. No Brasil, por exemplo, a Ford já comercializa a Maverick Hybrid.

Jim Farley, CEO da Ford, destacou o crescimento dos utilitários híbridos e sua importância na estratégia Pro Power Onboard, que transforma caminhonetes em geradores de energia para locais de trabalho, acampamentos ou situações de emergência.

Apesar do avanço da eletrificação, o executivo admitiu que o ritmo de adoção tem sido mais lento do que o esperado. Ainda assim, ele acredita que a próxima geração de veículos será mais acessível, com maior volume de produção e preços mais competitivos.

Farley também ressaltou que, nos Estados Unidos, caminhonetes e crossovers compactos e médios desempenham um papel essencial. Eles são usados principalmente para deslocamentos diários ou como veículos secundários, raramente escolhidos para viagens longas. Nesse contexto, ele aposta em veículos elétricos com baterias menores e preços mais baixos, tornando-os opções mais viáveis e populares.

Ford Maverick Hybrid Lariat [Auto+ / João Brigato]
Ford Maverick Hybrid Lariat [Foto: Auto+ / João Brigato]

Os desafios na visão da Ford

Por outro lado, o CEO do fabricante apontou desafios significativos para modelos elétricos grandes, como SUVs com três fileiras de bancos. Esses veículos enfrentam problemas de aerodinâmica e exigem baterias grandes e caras, o que aumenta os custos de produção. Isso levou a Ford a cancelar alguns projetos de SUVs elétricos de grande porte no ano passado.

Como alternativa, a Ford está explorando tecnologias inovadoras, como os veículos equipados com extensores de alcance. Esse sistema, já adotado na nova Ram 1500 Ramcharger, pode oferecer uma autonomia superior a 1.127 quilômetros e mitigar a “ansiedade de autonomia” dos consumidores.

Novo Ford Expedition
Novo Ford Expedition [Foto: Divulgação]

Farley acredita que esses modelos podem combinar baterias menores – com cerca de 241 quilômetros de alcance – e geradores internos, garantindo eficiência e reduzindo os custos de produção, de acordo com as informações publicadas pelo site Carscoops.com.

Para a Ford, o futuro está na busca por equilíbrio entre eletrificação, eficiência e custo-benefício. Caminhonetes e SUVs híbridos ou equipados com extensores de alcance prometem unir sustentabilidade e praticidade, respondendo às necessidades reais dos consumidores.

Você compraria um veículo elétrico ou um híbrido? Escreva a sua opinião nos comentários!