Faltando pouco para o lançamento no Brasil, o Volkswagen Taos resolveu passear nas praias paulistas com seu irmão chinês, o Tharu. Nascidos a partir de um projeto comum, os dois SUVs médios foram feitos para regiões diferentes: Taos para as Américas e Tharu para a China. Mas o que eles faziam juntos por aqui?
Flagrado pelo leitor Ricardo Protasio, Tharu e Taos eram pintados exatamente na mesma cor branca – o que facilitou ainda mais a identificação das semelhanças entre eles. Ambos são feitos sobre a plataforma MQB e tem as mesmas medidas: são 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,68 m.
As portas e, consequentemente, toda lateral é idêntica entre Taos e Tharu. O que muda é a dianteira e traseira. O Taos tem visual mais ousado e esportivo, com área em preto no para-choque tendo forte destaque no design. Já o Tharu apresenta mais cromados, com grade e faróis com desenho próximo ao da Amarok.
Como o Taos flagrado era da versão Comfortline, não havia faróis full-LED, como no Tharu, ou a grade frontal com filete de LED (ausente no modelo chinês). Olhando a traseira, não é difícil confundir os SUVs. O Volkswagen Taos tem para-choque com área preta maior, além de saída falsa de escape mais alta.
No Tharu, há um friso cromado separando a área pintada da preta no para-choque. Além disso, ele conta com desenho interno diferente para as lanternas. Desenho das rodas são diferentes em todas as versões entre os dois SUVs da Volkswagen. Já por dentro, Taos e Tharu são praticamente idênticos, salvo mudanças de central multimídia e volante.
Mesmo motor
Mecanicamente há uma coincidência: Tharu e Taos usam motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Porém, a transmissão na China é DSG automatizada de embreagem dupla. Já aqui no Brasil, o SUV médio vem equipado com câmbio automático de seis marchas. Em ambos os casos, não há tração integral 4MOTION.
O Tharu ainda traz versão R-Line equipada com motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo. Contudo, ao contrário dos 230 cv esperados pelo futuro Taos R-Line no Brasil, o modelo chinês entrega apenas 185 cv.
>>Volkswagen Taos pode ganhar versão R-Line 2.0 TSI
>>VW Polo 2022 terá grade iluminada do Taos e estreia em 22 de abril
>>VW Nivus terá versão R-Line, grade de Taos e novo nome na Europa