Modelo que promete inaugurar aqui no Brasil o segmento de SUVs subcompactos, o Nissan Magnite teve seu visual revelado antes da hora. Fotografado indiscretamente e divulgado pelo Fórum Autocar Índia durante gravações do comercial para o segundo país mais populoso do mundo, o mini Kicks deverá chegar ao Brasil nos próximos anos para tomar o lugar que já foi do March.
Com 4 metros de comprimento e plataforma de Renault Kwid (e do futuro Kiger), o Nissan Magnite é representante de um segmento que está fervendo na Índia e tem ganho novos membros globais constantemente. Vale lembrar que na Índia carros com essa metragem tem generosos descontos de impostos.
Por lá existem modelos como Hyundai Venue e Kia Sonet, que são exportados até para os EUA, além de SUVs subcompactos de marcas locais como Mahindra XUV300 e Tata Nexon. Até mesmo o Ford EcoSport está nesse segmento, visto que ele só passa de 4 metros de comprimento por conta do estepe traseiro.
O estilo é inegavelmente inspirado no Kicks, mas tem personalidade própria. A dianteira traz faróis finos com iluminação de LED que invadem boa parte do para-lama. Há um prolongamento de LED em L no para-choque que faz as vezes de luzes diurnas.
Sem o típico formato em V da Nissan, a grade frontal ovalada deixa claro que o Magnite nasceu para ser um Datsun, mas os planos mudaram no meio do caminho. Para ninguém se confundir com o Kicks quando visto de lateral, o Magnite traz o seu nome escrito logo à frente do retrovisor.
As lanternas surgindo a partir do volume do para-lama traseiro e o teto com pintura contrastante são dois elementos do irmão maior traduzidos para o substituto do March. Já a traseira revela o nome Magnite estampado na tampa do porta-malas, logo abaixo do forte vinco que divide a peça em dois.
A placa fica no para-choque traseiro é acompanha os elementos em cinza que dão ao Magnite um aspecto mais sofisticado. A Nissan ainda não falou sobre as motorizações do novo SUV subcompacto, contudo, a plataforma CMF-A comporta apenas propulsores pequenos.
Por isso, o mais cotado é o novo 1.0 TCe três cilindros turbo que hoje entrega 100 cv na minivan Renault Triber. Esse motor será usado no Brasil na nova geração dos Renault Sandero, Logan e Stepway, mas pode aparecer também no Kicks renovado e na versão nacional do Magnite. A potência, no entanto, deve passar de 120 cv para ficar no nível de seus rivais.
>>Renault posterga lançamento do SUV do Kwid, primo do Nissan Magnite
>>Velho Nissan March ganhará frente de Versa e Kicks em reestilização
>>Renault quer fugir de carros baratos e desenvolverá próximo Nissan March