Depois da reestilização da Toro, o próximo carro da Fiat a passar pelo bisturi será o Fiorino. Furgão mais vendido do Brasil, ele está sem qualquer tipo de mudança desde que a segunda geração foi lançada em 2013. Flagras anteriores feitos na Europa já indicavam as mudanças do Fiat Fiorino 2022, mas agora o modelo foi visto no Brasil.
Imagens cedidas pelos nossos colegas do Motor1 mostram o novo Fiat Fiorino 2022 rodando com pesado disfarce justamente onde haverá mudança. A dianteira será nova ao furgão, mas não tanto assim para a Fiat. Trata-se de praticamente a mesmas usada no Uno desde 2016.
Mas por que praticamente a mesma? Pois a Fiat trabalha em pequenas alterações no capô e na grade frontal para se adequar à nova linguagem visual. O retrabalho da dianteira é antecipado pela nossa projeção exclusiva abaixo. Sem o logo redondo, o capô terá recorte reto e a grade frontal terá desenho levemente alterado, como aconteceu no Mobi.
Pela camuflagem usada pela Fiat desde os testes do Fiorino na Europa, são esperadas mais mudanças do que a dianteira. O modelo deve adotar novos apliques nas portas, que vem sendo cobertos todas as vezes que ele sai para testes. Além disso, as lanternas devem ganhar mudanças e deixar de ser as mesmas do Doblò de 2005.
Por dentro, o Fiat Fiorino 2022 terá o mesmo interior que o Uno usa desde a penúltima mudança visual. Isso possibilitará ao furgão ter central multimídia, algo indisponível com o atual layout interno. A qualidade de acabamento será substancialmente melhor e poderão ser usados novos itens de conforto.
Fiorino com coração de Strada
Mas a grande novidade ficará por conta o motor 1.3 Firefly. Com 109 cv e 14,2 kgfm de torque, esse motor deve ser usado nas versões mais caras do Fiorino. Ele será mantido ao lado do antigo 1.4 Fire de 80 cv e 12,4 kgfm de torque.
A manutenção do motor anterior se da por conta da facilidade de manutenção e custos mais baixos quando comparado aos do Firefly. Como o Fiorino é um carro voltado ao trabalho puramente, reparação mais baixa é um atrativo importante para frotistas e empresas. Independentemente da mecânica, o câmbio manual de cinco marchas continua.
>>Chevrolet já tem rival pronto para VW Nivus e Fiat Pulse
>>Fiat Argo e Cronos passam dos R$ 100 mil com aumento de preços