Os entusiastas do câmbio manual perderam mais um guerreiro. O Volkswagen Golf 2025, também conhecido como Mk8.5, ganhou algumas novidades como alguns retoques visuais na carroceria e no interior. Mas deu adeus as versões manuais do Golf GTI e Golf R. Como manifesto ao fim do câmbio manual, as versões com embreagem do GTI e R venderam significativamente mais em 2024 se comparado com 2023.
De acordo com a Volkswagen, o Golf GTI teve um aumento nas vendas de 48,6% em 2024 e o Golf R teve um crescimento de 29,6% nos EUA. As versões com câmbio manual representam 41% das vendas do GTI contra 38% de 2023, e o corresponde a 52% das vendas contra 45% de 2023.
Entretanto, ao contrário dos EUA, o mercado global tem mostrado um desinteresse cada vez maior pelo câmbio manual em hot hatches. Considerando esse fator e o custo de adaptação atender aos padrões mais rigorosos de emissões Euro 7, a Volkswagen optou por descontinuar a produção do Golf GTI e R manual.
Para satisfazer os amantes de câmbio manual nos EUA, a Volkswagen continuará a ofertar o Jetta GLI com sua transmissão manual de seis velocidade. Ele não é tão divertido quanto o Golf GTI, mas não deixa de ser uma opção para quem não quer uma transmissão automática.
O adeus do Volkswagen Golf GTI manual antecipa o fim da embreagem?
Os carros manuais já se tornaram um nicho. No Brasil e no resto do mundo as pessoas compram um veículo com câmbio manual por um desses dois motivos: por necessidade, por equiparem as versões de entrada ou por paixão, que é o caso dos hot hatches manuais por exemplo. Embora, tenhamos cada vez menos carros com embreagem, eles estão longe de acabar.
O que você achou do fim do Volkswagen Golf GTI e R manual? Conte para nós nos comentários.