Novidades

Jeep (Fiat) Toro? Renegade e Compass podem ganhar uma irmã picape

Apesar de tecnicamente a Fiat Toro ser a versão picape de Renegade e Compass, Jeep quer uma caminhonete para chamar de sua

Jeep Renegade Comanche [divulgação]
Jeep Renegade Comanche [divulgação]

A oficialização do grupo Stellantis no mundo abriu novas portas para as marcas. Prova disso é que a Jeep planeja se aventurar no segmento criado pela Fiat Toro e ter uma picape intermediária baseada no Renegade e no Compass.

Ainda que a Fiat Toro seja a versão picape dos SUVs da Jeep, afinal ela compartilha plataforma, motores e diversos componentes com eles, a ideia é outra. Uma picape da marca de SUVs seria para atingir mercados onde a Toro não consegue entrar, como nos Estados Unidos e até na Europa.

Fiat Toro 2021 (divulgação)

A ideia foi aventada por Christian Meunier, presidente global da Jeep, em entrevista ao Argentina Autoblog. O executivo afirmou que a ideia de fazer uma picape Jeep é antiga e seria uma nova alternativa além da Gladiator, derivada do Wrangler.

Meunier até brinca dizendo “não me digam Toro! Mas obrigado à Fiat pela inspiração”. A ideia dessa picape não seria simplesmente adotar a frente Jeep na Toro, mas sim criar um produto totalmente novo.

Fiat Toro 2021 (divulgação)

A caminhonete intermediária manteria a estrutura monobloco e a plataforma de Renegade, Compass, Toro e do futuro Jeep sete lugares. Assim como os motores 1.3 Firefly turbo e 2.0 MultiJet II diesel.

Contudo, tal qual a Gladiator, ela teria capacidade off-road como seu grande foco. Isso criaria um importante diferencial de mercado o qual permitira que a Toro da Fiat e a Toro da Jeep convivessem tranquilamente no Brasil, caso ela fosse produzida por aqui.

Jeep Gladiator (divulgação)

Para o mercado internacional o modelo seria a resposta (já pronta) do grupo Stellantis às futuras Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz. Vale lembrar que hoje não existe uma picape intermediária sequer no mercado internacional, enquanto no Brasil a Fiat Toro reina sozinha e a Renault Oroch corre por fora.

Ou seja, quem chegar primeiro, como fez a Fiat, tem grandes chances de fazer muito sucesso.

>>Depois do novo C3, Citroën pode fazer rival do Jeep Compass

>>Ridgeline: a picape Honda com tamanho de Hilux e jeito de Fiat Toro

>>Stellantis não fechará fábricas e promete fazer marcas renascerem