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A Fiat Toro se consolida como uma alternativa às caminhonetes médias, oferecendo a versatilidade da caçamba, opção de tração 4×4 e um porte mais adequado ao uso urbano. Com dirigibilidade semelhante à de um SUV, o utilitário agora recebe uma novidade sob o capô: o motor Multijet 2.2 turbodiesel.
Seguindo os passos do Jeep Commander Overland e da Ram Rampage, a Fiat Toro adotou essa nova mecânica, tornando-se mais eficiente em desempenho e consumo. O propulsor está disponível nas versões Volcano (a partir de R$ 206.990) e Ranch (R$ 224.990), garantindo um melhor comportamento.
Desenvolvido globalmente e adaptado às necessidades do mercado brasileiro, o novo motor Multijet 2.2 turbodiesel traz avanços construtivos como cabeçote de alumínio com duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor de geometria variável com wastegate elétrica, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração.
Trabalhando em conjunto com a transmissão automática de nove marchas, o novo motor gera 200 cv e 45,87 kgfm, superando os 170 cv e 35,7 kgfm do antigo 2.0 turbodiesel. Esse incremento se traduz em maior agilidade e respostas mais imediatas ao acelerador.
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Ao volante da Fiat Toro Ranch
A Fiat Toro agora entrega mais torque desde os giros baixos, reduzindo significativamente o turbolag e proporcionando retomadas de velocidade mais rápidas. Segundo o fabricante, a relação peso-potência da Toro é de 9,55 kg/cv na versão Volcano e 9,72 kg/cv na Ranch, permitindo acelerações de 0 a 100 km/h em 9,6 e 9,8 segundos, respectivamente.
Comparado ao antigo motor 2.0, houve um aumento de 18% na potência e 29% no torque, tornando a caminhonete mais responsiva e estável. O comportamento dinâmico foi refinado com ajustes na suspensão, garantindo uma direção precisa e reduzindo a inclinação da carroceria em curvas.
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A direção elétrica também contribui para uma condução mais confortável e segura. Nos testes realizados no Circuito Panamericano, no interior de São Paulo, a Fiat Toro demonstrou baixo nível de ruído aerodinâmico e frenagens mais eficientes.
Os discos de freio dianteiros foram ampliados de 305 mm para 330 mm, os mesmos utilizados no Jeep Commander Overland 2.2 e na Ram Rampage. Na traseira, os tambores têm 295 x 23,8 mm. Já as rodas são de 18 polegadas calçadas por pneus de medidas 225/60.
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Novo diferencial
A transmissão automática de nove marchas recebeu ajustes para melhorar a eficiência. Com um diferencial mais longo, a Toro opera em rotações mais baixas em velocidade de cruzeiro. A 100 km/h, o motor gira a apenas 1.500 rpm, reduzindo o ruído interno e otimizando o consumo de combustível. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o utilitário monobloco registra médias de 10,5 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.
Visualmente, a Toro mantém suas dimensões: 4,94 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,67 m de altura e 2,98 m de entre-eixos. A caçamba tem 1,33 m de comprimento, 1,36 m de largura e 571 mm de altura, com capacidade volumétrica de 937 litros e carga útil de 1.010 kg.
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A tampa bipartida facilita o acesso, mas a posição do bocal de abastecimento do Arla 32, com 13 litros, pode ser inconveniente dependendo da carga transportada. As versões Volcano e Ranch apresentam diferenças sutis. A altura livre do solo é de 22,5 cm na Volcano e 22,2 cm na Ranch, com ângulos de entrada de 28,4° e 28,2°, respectivamente.
Cabine da Fiat Toro
No interior, os materiais são bem montados, apesar do uso predominante de plásticos texturizados. Os bancos revestidos em couro marrom junto do acabamento do painel imitando madeira ajuda a transmitir um clima country ao habitáculo.
À frente dos olhos está o quadro de instrumentos de sete polegadas e o conjunto de telas é complementado pelo multimídia vertical de 10 polegadas com conectidade Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Para ninguém ficar sem carga estão disponíveis o carregador de smartphone por indução e entradas USB-A e USB-C.
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A Toro acomoda bem quatro passageiros, com espaço adequado para pernas e joelhos na segunda fileira, graças ao entre-eixos de quase três metros. Entretanto, os ocupantes traseiros não contam com saídas de ar dedicadas, e a inclinação do encosto pode incomodar em viagens longas, dependendo da estatura do passageiro.
O estribo lateral na versão Ranch reforça a estética, mas pode ser dispensável devido à altura mínima moderada da carroceria em relação ao solo (19,4 cm), similar ao que ocorre na Fiat Strada Ranch. Em contrapartida, o santantonio ajuda a amarrar cargas e há barra de proteção no vidro traseiro.
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Veredicto
A Fiat Toro conquistou o público que busca um utilitário prático, sem abrir mão do conforto e da tecnologia. Com a chegada do motor Multijet 2.2 turbodiesel, o modelo atinge um novo nível de eficiência e desempenho.
A experiência de condução foi aprimorada, especialmente em baixas e médias rotações, enquanto o novo diferencial permite rodar com menores giros, proporcionando mais conforto acústico e um consumo otimizado. Assim, a caminhonete continua sendo uma excelente opção para quem precisa de versatilidade no dia a dia.
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