A espera finalmente tem data para acabar e a Fiat terá um SUV em suas concessionárias. Vazado pelo Argentina Autoblog, o cronograma de lançamentos da Stellantis para a Argentina revelou quando o SUV do Argo e a Toro 2022 serão lançadas por lá. Isso significa também que o lançamento no Brasil já está agendado.
Como o SUV do Argo e a Toro são produzidos pela Fiat no Brasil, teremos os modelos antes do mercado argentino. Por lá, a picape está programada para ser lançada no terceiro trimestre do ano. Já o SUV, conhecido pelo projeto 363 B-SUV chegará no último terço do ano.
É bastante provável que ambos os modelos sejam lançados no Brasil antes, muito provavelmente ainda no primeiro semestre. Contudo, a ordem dos lançamentos será a mesma.
Sozinha e armada
A Fiat Toro 2022 é de grande importância para a marca, visto que é a única picape intermediária do país e que, em breve, terá a concorrência da Ford Maverick. A Stellantis ignorou totalmente a máxima que diz “em time que está ganhando não se mexe” e prepara mudanças profundas na picape.
Ela ganhará interior bem mais sofisticado, com direito a central multimídia vertical no estilo RAM 1500, painel totalmente digital e acabamento melhorado. É possível que ela adote superfícies emborrachadas nas versões mais caras, seguindo o padrão de Renegade e Compass.
A Toro 2022 ainda terá faróis full-LED e diversas tecnologias herdadas do Compass, como piloto automático adaptativo, park assist e sistema de manutenção em faixa. Ela ganhará ainda motor 1.3 Firefly turbo nas versões Freedom e Volcano, enquanto a Endurance permanecerá com o 1.8 flex com opção de câmbio manual.
O motor diesel deve ganhar mais potência, estratégia que será repetida nos irmãos Jeep. Essas variantes continuarão a ser as únicas com tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas. As versões flex turbo terão câmbio CVT do Toyota Corolla com dez marchas simuladas.
SUV do Argo
Com lançamento programado para o quarto trimestre de 2021 na Argentina, o SUV do Argo finalmente marcará a entrada da marca italiana nesse concorrido segmento. Enquanto o Jeep Renegade ficará na briga com modelos compactos, o Fiat batalhará com carros como Volkswagen Nivus, Honda WR-V e JAC T40.
A ideia é posicioná-lo na entrada do segmento de SUVs, ainda abaixo do Renegade. O modelo compartilhará diversas peças com o Argo, incluindo todo o seu interior – mesma fórmula de Nivus e WR-V. Ele contará com motor 1.3 Firefly aspirado e 1.0 Frefly turbo, com opção do CVT do Corolla em ambos.
Para 2022 a Fiat terá também um SUV cupê para brigar diretamente com o Volkswagen Nivus. Ele usará a mesma plataforma do Argo e do Cronos, mas terá porte mais avantajado. Nesse caso haverá invasão na faixa de preço do Renegade, mas a proposta visual será tão diferente que não deve afetar o irmão Jeep.
>>Ridgeline: a picape Honda com tamanho de Hilux e jeito de Fiat Toro
>>Jeep e Fiat terão carros por assinatura a partir de R$ 1.350 por mês