Junto à Renault Oroch, a Fiat Toro inaugurou globalmente um novo segmento. Ainda que a rival francesa tenha ficado apagada ao longo dos anos, deixando a Fiat sozinha, mas a Stellantis não dormiu no ponto e renovou a picape intermediária, corrigindo as falhas. Agora finalmente a Fiat Toro 2022 tem motor turbo flex.
Depois de estrear no Compass, o motor 1.3 GSE Turbo chegou à Fiat Toro 2022. Ele conta com 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Ele é ligado à transmissão automática de seis marchas, tal qual antes. Esse motor será usado pelas versões Endurance, Freedom e Volcano, ambas flex.
Esse novo motor turbo flex substitui o velho aspirado 1.8 E.Torq de 139 cv e 19,3 kgfm de torque, menos na versão Endurance, que mantém a opção aspirada como variante de entrada. Com a nova motorização, a Toro 2022 deixa de ser oferecida com transmissão manual de cinco marchas – item que era encontrado somente na versão de entrada Endurance flex.
Nas versões diesel permanece o 2.0 MutiJet II turbo de 170 cv e 35,7 kgfm de torque. Não foi dessa vez que a Fiat Toro chegou aos 200 cv como rumores anteriormente apontavam. A transmissão aqui é automática de nove marchas. A tração nas quatro rodas é item de série em toda as Toro diesel.
Duas Toro
Tal qual já acontecia com os Jeep com motor diesel, a Fiat Toro 2022 passa a ter diferenciações visuais mais claras entre as versões. As versões topo de linha Ranch e Ultra, sempre vendidas com motor diesel, trazem grade frontal maior com logo Fiat ao centro. O estilo lembra bastante dos modelos da RAM.
A Toro Ultra tem contorno cinza escurecido, enquanto a Toro Ranch apresenta bordas cromadas. Já as versões Endurance, Freedom e Volcano apresentam grade frontal com filetes cromados ligado a parte inferior dos faróis. Por falar neles, agora há iluminação full-LED, inclusive no segundo bloco luminoso.
Novo para-choque com maior ângulo de entrada permite que a Toro enfrente trechos off-road com um pouco mais de facilidade. Há também um falso quebra-mato incorporado ao desenho e maior que antes.
Conectada
Na traseira nada muda, enquanto o interior passou por uma grande revolução. Inspirada na RAM 1500, a nova Toro tem central multimídia vertical de 10,1 polegadas nas versões mais caras. Existem variantes de 7 polegadas e 8,4 polegadas, dependendo da versão. Há integração com sistemas de voz e Alexa da Amazon. Há Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
A Fiat ainda oferece atualizações pela internet para a central multimídia e sistemas eletrônicos do carro. Por isso, a picape conta com internet Wi-Fi com conexão para até oito aparelhos diferentes. É semelhante ao sistema usado pela Chevrolet, mas a internet é oferecida pela Tim.
A central multimídia traz de série sistema de navegação TomTom de série. Atualizado em tempo real, o GPS ainda permite alterações na rota de acordo com o combustível no tanque. Ou seja, caso o destino esteja há 20 km de distância e a autonomia é possível apenas para 10 km, a Toro traça sozinha um desvio no destino até o posto de combustíveis.
Todas as versões trazem de série painel digital de 7 polegadas, desde a Freedom até a dupla Ranch e Ultra. Ele é personalizável e exibe diversas informações diferentes de acordo com o demandado pelo motorista.
Preços e versões Toro 2022
Endurance flex 1.8 – R$ 114.590 (antes 119.590)
Endurance turbo flex – R$ 119.590
Freedom turbo flex – R$ 131.890
Volcano turbo flex – R$ 144.990
Endurance diesel – R$ 152.990
Freedom diesel – R$ 164.390
Volcano diesel – R$ 177.690
Ranch diesel – R$ 185.490
Ultra diesel – R$ 187.490
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