Lançada em março do ano passado e produzida no Uruguai, a caminhonete Fiat Titano está à venda em três configurações, com preços a partir de R$ 219.990. No entanto, quase um ano após sua chegada, a caminhonete passará por mudanças significativas.
A primeira caminhonete média da marca ganhará um novo local de produção na Argentina e substituirá o motor 2.2 Blue HDI turbodiesel de quatro cilindros, emprestado do furgão Ducato, que entrega 180 cv e 40,8 kgfm.
Tudo isso foi confirmado pela Stellantis durante um evento realizado na fábrica de Ferreyra, em Córdoba. A fabricação da Fiat Titano na Argentina faz parte de um investimento de US$ 385 milhões (aproximadamente R$ 2,3 bilhões em conversão direta, sem incluir impostos e taxas).
“Estamos felizes por poder começar a revelar essa família de produtos que anunciamos em setembro passado com o investimento em Ferreyra. A chegada da Titano será muito importante para a Fiat, sem nenhuma dúvida. Uma marca com grande relevância em nosso país, entre as mais escolhidas pelos argentinos. As demais novidades de produção nacional que o Polo Industrial de Córdoba oferecerá serão reveladas oportunamente mais adiante”, afirmou Martín Zuppi, presidente da Stellantis Argentina.
O novo momento da Fiat Titano
Essa nova fase da Fiat Titano, segundo a Stellantis, marca o primeiro modelo de uma família de produtos que será produzida em Córdoba ao lado do sedã compacto Cronos. Paralelamente, a marca deve fabricar um novo motor e componentes na Argentina, atendendo tanto à Titano quanto às suas irmãs de plataforma.
Embora ainda sem detalhes oficiais, espera-se que essa nova família seja complementada pela Peugeot Landtrek, que deu origem à Fiat Titano, e pela Ram 1200 (foto abaixo), uma variante comercializada no mercado mexicano.
O novo motor da caminhonete será o 2.2 turbodiesel Multijet II, recentemente lançado na Ram Rampage, com 200 cv e 45,9 kgfm. As versões básicas da Titano contarão com câmbio manual de seis marchas, disponível nas configurações com tração 4×2 (traseira) ou 4×4. Já as versões topo de linha utilizarão câmbio automático de nove marchas, sempre com tração 4×4, conforme informações da Auto Esporte e do Autos Segredos.
A nova Fiat Titano fará parte dos lançamentos da linha 2026, com produção na Argentina prevista para o segundo semestre deste ano. Além do novo motor e do local de fabricação, a caminhonete também contará com outras atualizações mecânicas e de acabamento.
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