Um dos modelos mais emblemáticos da Fiat é o compacto 500 (Cinquecento). Ele era produzido na planta de Tychy, na Polônia. Contudo, de olho em questões de segurança cibernética, a montadora italiana transferiu a produção para uma região na África.
A partir de agora, o 500 passa também a ser fabricado em Tafraoui, na Argélia. Ele sai pronto de lá para os mercados africanos e regiões do Oriente Médio. Essa mudança aconteceu por questões cibernéticas da sua antiga planta polonesa.
Onde o Fiat 500 era produzido vai ser destinado para a fabricação do SUV 600. Mas, isso não quer dizer que toda a Europa não o produza mais, já que a variante elétrica 500e, ainda é feita em Mirafiori, na Itália.
Mudar para emplacar mais
O 500 produzido na Polônia até então era da versão micro-híbrida, ou MHEV. Ainda existe estoque nas concessionárias locais que devem atender os clientes que o procurarem até o fim deste ano, segundo executivos da marca. Assim que acabar, o único 500 disponível será o elétrico, até que chegue novidades para ele, já previstas para aparecerem em 2025.
Com o intuito de vender mais unidades e se consolidar em um outro segmento, a Fiat planeja lançar a versão híbrida do 500. O desenvolvimento dessa nova versão se deu já que o modelo 100% elétrico não vendeu o que os executivos esperavam. Com essa nova variante, a Stellantis tem a expectativa de que a planta de Mirafiori produza anualmente 125 mil unidades do 500 híbrido.
Ele terá diversos componentes compartilhados com o elétrico, mas não será movido apenas a bateria e também precisará de combustível para se locomover. Ainda não se sabe qual tipo de conjunto mecânico ele adotará e nem se virá ao Brasil. Hoje, os brasileiros podem apenas comprar o 500e, que custa R$ 214.990.
Será que o Fiat 500 híbrido ajudará o modelo a emplacar no mercado? Teria ou tem o 500 elétrico na sua garagem? Conte nos comentários