Algumas fabricantes insistem em ideias até que elas funcionem, o que nem sempre acontece. Prova disso são os SUVs conversíveis. Nissan, Volkswagen e Land Rover tentaram sem sucesso, mas a Fiat agora acha que vai conseguir e prepara uma versão sem teto do 500X, o SUV compacto derivado do Jeep Renegade.
Até hoje no Brasil tivemos apenas um SUV conversível, o Land Rover Range Rover Evoque Cabrio. Ele foi vendido em número limitado de unidades e é raridade na rua. Não deu certo e a marca britânica nem cogitou lançar essa variante na segunda geração do Evoque.
A primeira a tentar foi a Nissan com o Murano CrossCabriolet em 2011, mas logo de cara o modelo foi um fiasco e chamado de um dos carros mais feios já produzidos. Hoje o único SUV conversível do mundo é o Volkswagen T-Roc Cabriolet lançado em 2020, que também não vende tão bem assim.
Inspiração no 500C
A fórmula da Fiat será um pouco diferente dos rivais. O novo 500X conversível, que pode ser chamado de 500XC ou 500X Cabrio seguirá o estilo do hatch 500C. Ele manterá as colunas laterais e terá o teto e vidro traseiro substituídos por uma cobertura retrátil de tecido.
Isso permitirá ao primo conversível do Jeep Renegade a ter quatro portas, algo que T-Roc Cabriolet, Murano CrossCabriolet e Evoque Cabrio não conseguiram fazer. Essa alternativa também tornará o modelo estruturalmente mais estável e seguro, além de não causar aquele impacto visual que os antecessores tiveram.
Na prática, essa ideia conversível dos Fiat 500 é somente um grande teto solar de tecido. Segundo o Automotive News Europe o modelo será lançado ainda em 2021 junto da adoção dos novos motores Firefly turbo na Europa. Motores que, vale lembrar, serão usados pelo Jeep Renegade e outros modelos da Fiat no Brasil.
Por falar em Fiat do Brasil, apesar de ter tido a chance de produzir o 500X por aqui ao lado do Renegade, a marca italiana preferiu esperar até 2021 para ter seu SUV. Esse ano será lançado o SUV do Argo e um modelo inédito com carroceria cupê para brigar com o Nivus. Do lado Jeep haverá um SUV de sete lugares e a renovação do Compass.
>>Fiat terá rival do Volkswagen Nivus em 2022, SUV da Toro descartado
>>Investimentos da Volkswagen podem descongelar Tarok, rival da Fiat Toro
>>RAM 3500 traz novo motor diesel com torque de oito Fiat Toro