A fim de atender as rígidas normas do programa Proconve L8, em vigor desde o dia 1º de janeiro, os modelos comerciais Fiat Scudo e Fiorino ganharam novos motores. Agora, os veículos comerciais leves da marca italiana passam a ser equipados com o motor 2.2 turbo diesel e 1.3 Firefly, respectivamente. Até novos itens de série um deles ganhou.
Em primeiro lugar, vamos falar do Scudo 2025. O modelo que é parente do Peugeot Expert e Citroën Jumpy, passa a contar com o motor 2.2 turbo diesel. Ele rende 150 cv e 37,7 kgfm de torque. Ou seja, ele ganhou 30 cv a mais com o novo propulsor. Assim, suas médias de consumo também passaram por melhorias.
Agora, o Scudo 2025 consegue marcar 12,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, ficando 4,2% e 15,1% mais econômico, respectivamente. A retomada de 60 km/h a 100 km/h passa a ser de 7,5 segundos e a de 80 km/h a 100 km/h é feita em 10,9 segundos, ambos com melhorias. Ele ainda leva 1,5 tonelada de carga e 6,1 m³ de volume disponível. O Scudo mede 5,3 m de comprimento e 1,97 m de altura.
Fiorino perde seu parceiro de anos
Porta traseira dupla e com abertura de até 180°, poder ser dirigido por condutores com CNH do tipo B, visual atualizado recentemente, porta lateral deslizante e mais itens se destacam. Direção elétrica, painel de instrumentos digital e personalizável, limitador de velocidade e controlador de cruzeiro são de série. Mas, não é só o Fiat Scudo que tem novidades, pois a Fiorino também tem coisa nova.
Por sua vez, o rival do Renault Kangoo abandonou seu maior parceiro. Agora, o utilitário não conta mais com o veterano motor 1.4 Fire. Então, ele passa a ser equipado com o propulsor 1.3 Firefly aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm de torque e aliado ao câmbio manual. Com etanol no tanque, as médias passaram a ser de 8,7 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.
Ou seja, ele recebeu um ganho 7,2% e 14,5% no quesito consumo, respectivamente. O modelo fechou 2024 com mais de 20 mil unidades vendidas e aproximadamente 28% de participação. Aliás, o Fiorino ganhou também novos itens de série. Ele recebeu direção elétrica, sensor de temperatura externa e de monitoramento de pressão dos pneus.
Já são de série os vidros e travas elétricas, portas com abertura de até 180°, ar-condicionado e mais itens. O Fiorino leva 650 kg de carga e 3,3 m³ de volume. Controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e alerta de frenagem de emergência são de fábrica.
Tanto as versões Cargo e Multi quanto Endurance dos Fiat Scudo e Fiorino com novos motores chegarão em breve às concessionárias da marca. Seus preços ainda não foram revelados oficialmente.
Você gosta dos modelos comerciais leves da Fiat? Qual deles te atenderia melhor? Conte nos comentários