Ironia do destino ou não, mas Fiat Punto e Opel Corsa voltarão a se encontrar. Isso porque a geração anterior do Corsa e o último Punto compartilhavam plataforma, apesar de Opel e Fiat não terem relações na época. Agora todas parte do grupo Stellantis, o Punto poderá ressurgir aparentado também ao Peugeot 208.
Segundo a revista alemã Autobild, o projeto da quarta geração do Fiat Punto já começou. O modelo será construído sobre a plataforma modular CMP da PSA. A base hoje é usada pelo Peugeot 208, Opel Corsa e será aproveitada no Brasil também pelo sucessor do Citroën C3.
A base é extremamente versátil, flexível e permite uso de motores a combustão e também 100% elétrico. A ideia de um Fiat e-Punto poderá surgir na Europa, fazendo par ao Peugeot e-208 e ao Opel Corsa E. Vale lembrar que no Brasil o 208 elétrico terá sobrenome e-GT e será lançado ainda neste ano.
A vingança do Punto sobre o Argo?
Como a Fiat usará globalmente a plataforma CMP em seus compactos, é possível que esse Punto possa atuar como sucessor do Argo aqui no Brasil. O ganho de escala seria grande, visto que a base será feita em Porto Real (Rio de Janeiro) para o sucessor do Citroën C3 e já é usada na Argentina no novo Peugeot 208.
A ideia será usar a base PSA e motores FCA. Por isso, o novo Punto deverá ser equipado com o novo Firefly 1.0 turbo que está prestes a estrar no Brasil. Lá na Europa o 1.3 Firefly turbo já é usado, mas não seria a proposta para um carro de porte compacto. Já a motorização elétrica seria toda provida pelo lado francês da Stellantis.
>>Stellantis confirma substituto do Citroën C3 para o segundo semestre
>>Carros da Fiat e Jeep custam mais caros no estado de São Paulo
>>Peugeot 208 Active Pack tem o essencial, mas falta charme – Avaliação