O Argo depois do Crossfit

Fiat Pulse marca 150 mil unidades produzidas no Brasil

O portfólio da Fiat é amplo e o Pulse é um dos mais queridinhos do momento. O "Argo bombado" atingiu marca inédita de produção por aqui

SUVs
Pulse Drive 1.3 CVT [Auto+ / Maurício Garcia]

O segmento de SUVs compactos é repleto de modelos e o Fiat Pulse é um deles. O SUV mais acessível da montadora italiana tem menos de três anos de lançamento e já ultrapassou a barreira de 150 mil unidades fabricadas no Brasil. Ele é montado em Betim, Minas Gerais, e é exportado para mais 12 países da América Latina.

Lançado em outubro de 2021, o Pulse possui ampla gama de versões. Outro destaque do seu projeto, é que ele foi totalmente criado e desenvolvido em solo brasileiro. Segundo números revelados pelo portal Motor1.Com, ele acumulou 86 mil unidades vendidas em 2023 e durante esses primeiros meses de 2024, já possui mais de 35 mil veículos vendidos.

Mas, o Fiat Pulse não se contenta somente com esses títulos. Ele ostenta também a faixa de ser o primeiro SUV da Abarth a ser lançado no mundo. Por aqui, ele briga de frente com modelos como o SUV cupê Volkswagen Nivus e o recém-lançado Renault Kardian. Além disso, ele tem a companhia do irmão maior Fastback nas concessionárias da fabricante italiana.

Fiat Pulse 1.3 Drive [divulgação]
Fiat Pulse 1.3 Drive [divulgação]

Preços e motores para todos os gostos

As versões mais acessíveis, Drive 1.3 manual ou automática e S-Design automática, contam com o propulsor 1.3 Firefly flex de quatro cilindros. Ele rende 107 cv e 13,7 kgfm. Já que busca por mais desempenho, pode optar pelas Audace ou Impetus T200.

No caso delas, o Fiat Pulse traz o motor tricilíndrico 1.0 turbo flex T200. Ele tem injeção direta de combustível e entrega 130 cv e 20,4 kgfm. As duas versões possuem câmbio automático do tipo CVT. Por último, a versão Abarth oferece o propulsor 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm.

Este motor é utilizado pela Stellantis para equipar os Jeep Compass, Commander e Renegade, além da caminhonete Fiat Toro. O conjunto de motorização é completado pelo câmbio automático de seis marchas com conversor de torque. No quesito preços, o Pulse tem valor inicial de R$ 104.990 na versão Drive 1.3 manual e chega em R$ 151.990, no Abarth 1.3 T270 AT6.

Você gosta do Fiat Pulse ou prefere seus rivais? Teria ele com motor turbo ou aspirado? Conte nos comentários