O primeiro de uma nova família de veículos

Fiat Grande Panda adianta o novo Uno no Brasil em 2026

O novo Fiat Grande Panda foi revelado, construído sobre a mesma plataforma do Citroën C3, com lançamento previsto em nosso mercado até 2026

Fiat Grande Panda
[Fiat Grande Panda / Divulgação]

A nova geração do Fiat Panda foi revelada, marcando uma mudança significativa no porte e no visual, agora mais próximo dos SUVs. Resultado do projeto F1H, ele oferece uma pitada do que podemos esperar para a próxima geração do Uno (ou do Argo).

Tanto o Fiat Panda quanto o Argo compartilharão a plataforma com o Peugeot 208, conforme reportagem do site Mobi Auto. A Fiat há tempos menciona a criação de uma nova linha de veículos compactos para substituir o Panda na Europa, o que pode se refletir como o sucessor do Uno (ou do Argo) em nosso mercado.

Presente e passado

Desenvolvido pelo Centro Stile em Turim, na Itália, o novo modelo da Fiat pertence ao segmento B, medindo 3,99 m de comprimento. Isso o posiciona com um tamanho de para-choque a para-choque equivalente ao do Argo e próximo do C3 europeu.

O visual do Grande Panda se distancia do C3 europeu exibindo uma estética robusta, apresentando linhas frontais octogonais e uma silhueta que remete ao modelo clássico dos anos 1980. Na traseira, os destaques ficam pelas lanternas verticais, pelo nome Fiat estampado em baixo relevo na tampa do porta-malas e Panda nas laterais.

Fiat Grande Panda
[Fiat Grande Panda / Divulgação]

Este é o primeiro produto de uma nova família de modelos que verá um novo lançamento a cada ano até 2027. Projetado para mercados globais, ele se baseia na plataforma STLA Smart, uma adaptação da arquitetura CMP. Essa base já é empregada no Brasil nos modelos Citroën C3 e C3 Aircross, permitindo diversas opções de motorização, incluindo até elétrica.

Isso permite à Fiat criar veículos que atendem às necessidades específicas de cada mercado. O Grande Panda estará disponível em versões híbridas e elétricas. Segundo informações do Motor1Brasil, é provável que no Brasil ele utilize os motores da linha Firefly, como o 1.0 e 1.3, além de opções turbo e micro-híbrido.

Fiat Grande Panda
[Fiat Grande Panda / Divulgação]

Na Europa, espera-se uma variante totalmente elétrica com 113 cv, além de uma opção micro-híbrida a gasolina de 136 cv. A utilização do motor a gasolina de 101 cv do C3 ainda não foi confirmada.

O que você achou do novo modelo da Fiat? Escreva a sua opinião nos comentários!