Antes da morte de Sergio Marchionne, ex-CEO do grupo FCA, a Fiat já buscava se fundir com outro grupo automotivo de grande porte. Anteriormente às conversas com o grupo PSA, que resultará na criação da gigantesca Stellantis, a italiana teve um pequeno caso com a Renault que gerou uma filha, a Fiat Talento.
Lançada em 2016, a van nada mais é que a versão Fiat da Renault Trafic. Ironia do destino ou não, a Trafic também é base das duas primeiras gerações da Opel/Vauxhall Vivaro. Ela durou entre 2001 e 2019, quando migrou para um projeto comum PSA.
A Fiat Talento faz parte da linha comercial da Fiat e preenche o espaço entre Doblò e Ducato lá na Europa. Tal qual a Citorën Jumpy e Peugeot Expert no Brasil, essa van de porte médio tem versões para carga e passageiros.
Contudo, ela não chegará a 2021, aponta a Reuters. A parceria entre Fiat e Renault chega ao fim por conta do casamento da italiana com as francesas Peugeot e Citroën. Com isso, a produção da Talento se encerrará muito em breve.
Todavia, recentemente ela foi atualizada com um novo motor 2.0 diesel EcoJet e nova central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. Essa foi uma atualização em vão já que a van será descontinuada.
Futuro de Talento e Trafic
É bastante provável que com a Stellantis, a Fiat Talento passe a ser uma versão rebatizada da Peugeot Expert e da Citroën Jumpy. A estratégia já é usada pela Toyota com a ProAce. Enquanto isso, a Renault procura novos parceiros para diluir os custos de projeto e produção da Trafic.
Se antes a van da Renault dava origem cinco modelos diferentes (Opel Vivaro, Mitsubishi Express, Vauxhall Vivaro, Fiat Talento e Nissan NV300), agora somente existem as primas Nissan e Mitsubishi.
Dessa forma, a Renault agora quer uma nova parceira fora da Aliança para a atual e próxima geração da Trafic. Vale lembrar que esse costume de pegar vans de outras marcas e mudar o logotipo para venda na Europa é um hábito extremamente comum.
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