Panda ou Uno?

Fiat começa produção do carro que gerará o novo Uno no Brasil

novo Uno
Fiat Grande Panda [divulgação]

Enquanto no Brasil ele ainda não tem data de estreia, o novo Fiat Grande Panda, que será vendido aqui como sucessor do Argo ou novo Uno, começou a ser produzido na Europa. O modelo sairá da fábrica da Fiat na Sérvia e será exportado para todo o Velho Continente e alguns países fora do bloco. 

A produção começou oficialmente na cidade de Kragujevac. A fábrica foi levantada em 2012 durante a administração de Sergio Marchionne, ainda quando o grupo era a FCA. Por lá, foi fabricada somente a minivan 500L, descontinuada em 2022. Desde então, a fábrica ficou fechada para reforma e adequação de linha de montagem para receber o novo modelo.

Agora, a planta volta à ativa com o Fiat Grande Panda. O modelo, que é construído sobre a versão de baixo custo da CMP, a Smart Car, que dá vida aos Citroën C3, C3 Aircross e futuramente o Basalt aqui no Brasil. A base será usada também nas próximas gerações de Strada (XBP), Pulse (F2U) e Fastback (F2X), além do sucessor do Argo / novo Uno (F1H).

novo Fiat Uno
Fiat Grande Panda [divulgação]

Quadrado eletrificado

Como Grande Panda, a Fiat oferece o modelo com motorização totalmente elétrica de 113 cv ou com motor 1.2 PureTech três cilindros turbo com sistema semi-híibrido. No Brasil, o novo Uno terá motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado e 1.0 T200 três cilindros turbo. O 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado também é cotado para o modelo.

Visualmente, o Grande Panda mostra como a Stellantis dominou a arte de fazer carros com muitos componentes compartilhados, mas sem perder a essência das marcas. Fora o retrovisor que está em mais de 10 carros do grupo, é impossível ver o C3 no Panda, ainda que ambos sejam hatches com elementos de SUVs.

novo Uno
Fiat Grande Panda [divulgação]

A frente é dominada por linhas retas e quadrados pixelizados. O modelo tem visual que lembra o Panda original e, consequentemente, também do Uno. Na lateral chama atenção o vinco da porta com o nome Panda. Já a traseira tem lanternas finas com um X pixelizado, que lembra o formato da Elba e a parte interna do Renegade.

Tal qual a Fiorino brasileira, o nome Fiat vem estampado diretamente no metal da tampa do porta-malas. Já o nome do carro está em uma faixa preta na parte inferior do porta-malas. Por dentro, o modelo tem linhas horizontais e algumas peças em comum com o Citroën C3 e o Peugeot 208, como comandos de vidros, manopla de câmbio e hastes de seta e limpadores.

novo Uno
Fiat Grande Panda [divulgação]

Você acha que o novo Fiat Uno fará mais sucesso no Brasil que o Argo? E na Europa, o Grande Panda vai salvar a Fiat? Conte nos comentários.