O Fiat 500 híbrido chegará no final de 2025. Além disso, a Stellantis já confirmou uma nova geração para 2032. Jean-Philippe Imparato, COO da Stellantis para a região da Europa Ampliada além de confirmar a novidade informou que subcompacto será produzido no complexo de Mirafiori, em Turim, na Itália.
Vale lembrar que Carlos Tavares renunciou recentemente o seu cargo de CEO no grupo Stellantis. A decisão tem ligação com o baixo número de vendas do grupo nos EUA. Com a saída de Tavares, um Comitê Executivo Interino, liderado por John Elkann, presidente do Conselho da Stellantis, está a cargo das decisões até que um novo CEO seja contratado em 2025.
Inclusive, um modelo que tem enfrentado dificuldades de vendas nos quatro cantos do mundo é o Fiat 500e. Por isso a confirmação da nova geração do subcompacto surpreende por dois motivos: o primeiro é insistir em modelo com um desempenho de mercado tão baixo e o segundo é será que um carro que já não vai bem terá fôlego para esperar mais oito anos por uma nova geração?
No Brasil, o Fiat 500e teve apenas nove unidades vendidas no acumulado deste ano. Claro que é preciso considerar que o 500e saiu a francesa das lojas. Ao que tudo indica, as unidades vendidas este ano ainda eram do primeiro lote do subcompacto quando ele chegou por aqui três anos atrás. Agora a Fiat espera a chegada de um novo lote para retomar as vendas no Brasil.
Fiat 500 híbrido é luz no fim do túnel
Para tentar recuperar mercado, a Stellantis apostou em uma variante híbrida do 500. Jean-Philippe Imparato, ex-CEO da Alfa Romeo e atual Diretor de Operações (COO) da Stellantis para a região da Europa Ampliada em entrevista para o portal da italiana Quattroruote disse que o grupo está trabalhando para lançar a versão híbrida o mais rápido possível e completou dizendo que o modelo deve chegar em novembro de 2025.
De acordo com o COO, com a versão híbrida em linha a meta é aumentar o volume de produção para 100.000 carros por ano. Lembrando que há pouco tempo que a Fiat teve que dar uma pausa na produção do subcompacto por baixa demanda. Um problema que se arrasta desde 2020.
Imparato aproveitou para reafirmar que não está nos planos da Stellantis fechar qualquer fábrica na Itália e ressaltou a importância do complexo de Turim. Ele contou que além da fábrica de Mirafiori ficar responsável pela produção do Fiat 500 híbrido e da próxima geração, ela também é encarregada pela produção da caixa de câmbio e-DCT que será usada no híbrido.
O que você achou da confirmação do Fiat 500 híbrido? Conte para nós nos comentários.