Novidades

Ferrari SP1 e SP2 Monza são destaques em Paris

Superesportivo traz motor V10 de 810 cv e visual inspirado em clássicas da década de 1950

Ferrari SP1 e SP2 (divulgação)
Ferrari SP1 e SP2 (divulgação)

A Ferrari certamente tem um dos estandes mais recheados do Salão de Paris. Mas dois carros expostos se destacam pela sua excentricidade: os novos SP1 e SP2, modelos cujo desenho traz uma inspiração no passado da marca de Maranello. E apesar do visual sugerir, ambos não se tratam de conceitos, mas sim de superesportivos exclusivos que vão rodar nas ruas.

Tanto o SP1 e SP2 fazem parte da série batizada de Icona pela marca, que nada mais é do que uma linha de modelos especiais de produção limitada que homenageiam clássicos da marca. O destino do SP1 e SP2 é certo: clientes especiais e colecionadores das macchinas italianas. A produção é limitada, mas ainda não foi definida.

Ferrari SP2 (divulgação)

Mas vamos falar do visual. Ambos os superesportivos contam com desenho inspirado nos carros da década de 1950, enquanto a tecnologia vem dos modelos modernos da marca. O estilo de carro de corrida fica marcado pela ausência do para-brisa e o capô longo, com a SP1 contando apenas com espaço para um motorista, enquanto o lugar que o segundo ocupante se sentaria traz uma cobertura.

Ferrari SP1 (divulgação)

No caso do SP2, como o nome sugere, há espaço para duas pessoas na cabine. As rodas são de 21 polegadas na dianteira e 20 polegadas  na traseira. Apesar do grande porte dos carros, o peso fica em 1.500 kg para o SP1 e 1.520 kg para o SP2, isso, por conta da carroceria “abusar” da fibra de carbono em sua composição.

Ferrari SP2 (divulgação)

E a Ferrari não caprichou apenas no visual dos supersportivos, como também no motor escolhido para o SP1 e o SP2 serem bem rápidos. O motor V12 6.5 naturalmente aspirado veio da 812 Superfast, mas aqui entrega nada menos que 810 cv e 73,3 kgfm de torque, o que faz do SP1 e SP2 as Ferraris com motor a combustão mais potente já feito. Com esse conjunto, ambos cumprem a prova de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e passam dos 300 km/h de velocidade máxima.

Veja mais:

>> Salão de Paris: Porsche 911 Speedster tem produção confirmada

>> BMW Série 3 estreia 7ª geração no Salão de Paris

>> Salão de Paris: Renault mostra o K-ZE, o Kwid elétrico