
Em meio à eletrificação e à busca por emissões zero de poluentes, alguns fabricantes ainda não desistiram completamente dos tradicionais motores a combustão interna. Prova disso é que a Ferrari registrou uma patente para um propulsor com pistões ovais.
O registro foi obtido pelo site AutoGuide no ano passado, por meio do Instituto Europeu de Patentes. Embora sejam descritos como ovais, na verdade, os pistões possuem um formato retangular, com os lados curtos arredondados.
Os pistões são posicionados de forma a reduzir o tamanho do motor, assim como a quantidade de válvulas. Essa configuração seria vantajosa caso a Ferrari quisesse adicionar um sistema híbrido aos propulsores.

Embora a patente da Ferrari mencione apenas que o motor teria no mínimo dois cilindros, um dos diagramas revela um V12. O novo hipercarro F80 adotou um propulsor V6, influenciado pelas tecnologias vindas da F1 e de Le Mans, mas há indícios de que a Ferrari já esteja pensando em como equipar seu sucessor com um híbrido compacto V12.
A Casa de Maranello também busca uma solução para otimizar o peso dos modelos equipados com motores V12 dianteiros, como o 12Cilindri e o Purosangue, que ainda não contam com eletrificação, mas em breve precisarão de um sistema híbrido. O utilitário esportivo usa um V12 6.5 com 725 cv indo de 0 a 100 km/h em breves 3,3 segundos.
![Ferrari Purosangue [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/11/IMG_0001-1200x720.jpg)
A Ferrari não foi o único fabricante ao redor do mundo a reimaginar o formato do pistão. No final da década de 1970, a japonesa Honda criou um motor V4 com pistões ovais para a motocicleta NR500, na tentativa de desenvolver um propulsor de quatro tempos capaz de competir de igual para igual com os motores de dois tempos.
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