Potência e estilo de sobra

Ferrari revela novo 12Cilindri com 841 cv

Para relembrar os Gran Turismo de 1950 e 1960, a Ferrari lançou os novos 12Cilindri e 12Cilindri Spider que unem elegância e potência

Ferrari 12Cilindri
Ferrari 12Cilindri e 12Cilindri Spider [Divulgação]

Conhecida no mundo automotivo por seus modelos esportivos e sofisticados, a Ferrari apresentou os novos 12Cilindri e 12Cilindri Spider. Ambos inspirados nos Gran Turismo das décadas de 1950 e 1960, os novos esportivos chamam atenção pelo desenho elegante, pelas modificações mecânicas em nome do desempenho e pela potência do motor de 12 cilindros.

Os novos esportivos foram apresentados em Miami, nos Estados Unidos. No visual, os dois novos modelos se diferenciam por seu estilo. O 12Cilindri é um cupê, que pode acomodar mais de dois passageiros. Já o 12Cilindri Spider leva duas pessoas a qualquer lugar e ainda pode rodar com o teto aberto, uma exclusividade dos modelos cabriolet.

Ambos carros prezam por linhas retilíneas. O capô é amplo e possui vincos apenas nas laterais. Debaixo do capô dos Ferrari 12Cilindri e 12Cilindri Spider está a nova versão do famoso motor V12, agora batizado de F140HD. Ele rende apenas 841 cv e 68,9 kgfm de torque. A mecânica foi atualizada e agora os esportivos podem alcançar até 9500 rpm.

Ferrari 12Cilindri
Ferrari 12Cilindri Spider [Divulgação]

Mexeu em tudo

Para que o desempenho fosse melhorado em todos os aspectos, as bielas passaram a ser feitas de titânio para equipar os motores dos 12Cilindri e 12Cilindri Spider. Os pistões são feitos de uma nova liga de alumínio e estão mais leves do que os antigos. A abertura e fechamento da válvula são garantidos por um novo dedo deslizante, o qual reduziu a massa translacional e proporciona melhor desempenho.

Seu câmbio é automatizado de dupla embreagem de 8 velocidades. O layout do coletor e do cilindro ficou mais compacto, o que extrai toda a potência em altas rotações. O motor dos Ferrari 12Cilindri e 12CIlindri Spider possuem um recurso que modifica o torque máximo disponível dependendo da marcha engatada. Todas essas mudanças, serviram para reduzir as emissões de gases e o consumo de combustível.

Ferrari 12Cilindri
Ferrari 12Cilindri [Divulgação]

Já que se trata de dois esportivos com motor V12, o som produzido pelo propulsor é fundamental. Por isso, as linhas de admissão do escapamento foram revistas. Para trazer mais conforto em longas distâncias, a marca italiana equipou as duas versões do esportivo com pneus e rodas de 21 polegadas. O interior dos modelos traz o devido ar de esportividade da parte externa.

Os principais destaques são as três telas. O painel de instrumentos é 100% digital. Já as outras duas, servem como central multimídia e mais um display para entretenimento do passageiro dianteiro. Os bancos são esportivos do tipo concha. Os novos 12Cilindri e 12Cilindri Spider possuem velocidade máxima de 340 km/h.

Ferrari 12Cilindri
Interior do Ferrari 12Cilindri [Divulgação]

A aceleração de 0 a 100 km/h das novidades é cumprida em somente 2,9 segundos. A Ferrari não divulgou os valores dos modelos, mas ele deve estar cotado na casa dos milhões e a vinda ao Brasil ainda não foi confirmada oficialmente.

O que você achou dos Ferrari 12Cilindri e 12Cilindri Spider? Daria uma volta nesses esportivos? Conte nos comentários


>> Giro ND Mais: obras em SC e novidades para motos

>> Polestar, do grupo Volvo, prepara elétrico que recarrega em 10 min 

>> Renault revela Duster 2025 com conjunto híbrido