Novidades

Ferrari de Eddie Van Halen vai a leilão por pelo menos R$ 1 milhão

Guitarrista Eddie Van Halen era também um grande fã de esportivos e sua Ferrari 550 Maranello prova isso

Ferrari Van Halen [Gottahaverockandroll]
Ferrari Van Halen [Gottahaverockandroll]

A lenda do rock, o guitarrista Eddie Van Halen nos deixou há pouco tempo, mas seu legado continua vivo. Além de amante da música, ele também tinha uma paixão nada secreta por carros. Em sua garagem habitaram modelos como Lamborghini Miura, Porsche 911 GT3 RS e Audi R8.

Mas seu grande xodó era um Ferrari 550 Maranello 2000 que ele possuía há muitos anos. Esse esportivo foi modificado com peças de competição para que pudesse ser usado em pistas. Segundo o site do leilão Gottahaverockandroll.com, as customizações foram feitas pelos irmãos Van Halen: Eddie e Alex.

Ferrari Van Halen [Gottahaverockandroll]
Ferrari Van Halen [Gottahaverockandroll]
O 550 Maranello traz motor V12 5.5 aspirado de 485 cv e transmissão manual de seis marchas. A tração traseira, como manda a tradição, ajuda na diversão e no controle nas pistas. Não foram especificamente detalhadas as mudanças, mas os bancos tipo concha foram feitos sob medida para os irmãos.

Por essa peça da história automotiva e do rock, o leilão pede no mínimo US$ 200 mil, o que é equivalente a mais de R$ 1 milhão. As estimativas, no entanto, são de passar esse valor e chegar até a US$ 350 mil (R$ 1,87 milhão).

Ferrari Van Halen [Gottahaverockandroll]
Ferrari Van Halen [Gottahaverockandroll]

Cavalo de ouro

Vale lembrar que o Ferrari 550 Maranello é um dos mais importantes carros que a marca italiana já produziu. Ela foi feita entre 1996 e 2002, sendo produzidas 3.083 unidades da versão cupê e 448 da conversível, chamada de Barchetta.

Esse esportivo era o primeiro da Ferrari com tração traseira e motor dianteiro V12 depois de mais de 23 anos sem esse layout. Diferentemente de hoje, o modelo foi produzido e vendido somente com câmbio manual de seis marchas.

Foi substituído em 2002 pelo 575M Maranello, que nada mais era que uma reestilização do 550 Maranello com motor maior. Ele passava a ser um 5.7 V12 e havia opção de transmissão automatizada de embreagem única. Foi produzido entre 2002 e 2006 com 2.056 unidades da versão cupê e 559 da conversível, que passou a ser chamada de Superamerica.

>>Cinco carros desenvolvidos no Brasil e que se tornaram internacionais

>>Ferrari admite que o SUV Purossangue está dando muito trabalho

>>Hamilton, Nadal e LeBron: os exóticos carros dos esportistas