Há um bom tempo, a Ford tinha o cupê esportivo Capri em sua gama internacional. Contudo, ele saiu de linha. Só que, a marca norte-americana acaba de lançar um novo SUV cupê que ganhou o nome do falecido esportivo. Ele tem jeito de Fiat Fastback, é 100% elétrico, tem desenho futurista, pode ter dois motores e ainda usa motor da Volkswagen.
O novo Capri utiliza a plataforma MEB da Volkswagen, a mesma arquitetura usada em modelos como o ID.4 e ID.5. Ele será uma alternativa para o público europeu que não está buscando a carroceria mais quadrada do Explorer e sim um modelo com caimento cupê. Seu desenho chama atenção pelo toque futurista em todos os ângulos.
Na dianteira, ele traz os faróis interligados por uma grade fechada e pintada de preto. Aliás, os iluminadores são de LED e em formato de quadrado, tal como no Ford Capri de primeira geração. Nas laterais, se destacam as rodas grandes, as caixas de rodas levemente salientadas na carroceria e a terceira janela lateral, que é bem ovalada.
Elétrico apimentado
A traseira se destaca pela coluna mais grossa, janela traseira inclinada, uma espécie de spoiler integrado com a tampa do porta-malas, lanternas escurecidas e interconectadas e o para-choque saliente. O interior tem diversas peças emprestadas do Explorer. O painel de instrumentos é compacto, o volante é de três raios, sendo um deles feito de metal e com furos e tem a central multimídia de 14,6 polegadas.
Sob o capô, o novo Ford Capri tem duas opções distintas. Na versão básica, ele tem um motor de 282 cv e tração traseira. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos. Já os mais equipados contam com dois propulsores elétricos, os quais entregam 335 cv e vão de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. A bateria pode ter 77 kWh ou 79 kWh, dependendo da variante escolhida.
A autonomia pelos medidores internacionais é de 627 km na versão com um motor e 592 km na variante de dois motores. Eles podem ser carregados de 10% até 80% em 26 ou 28 minutos. As novas versões do Capri já contam desde o mais acessível com ar-condicionado de duas zonas, conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução e mais itens.
Sua variante Premium, uma das mais equipadas, traz head-up display, câmeras com visão 360°, pode ter rodas de 20 ou 21 polegadas, luzes de LED Matrix, sistema de som da B&O com 10 alto-falantes e mais equipamentos. Os preços do portfólio do Ford Capri ainda não foram totalmente revelados.
O portal Carscoops indagou os executivos da montadora sobre a vinda dele para a América do Norte, mas não obteve resposta. O Capri segue disponível para o mercado europeu inicialmente, ao lado do Explorer. Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o Ford Mustang Mach-E tem uma proposta parecida e pode fazer às vezes de Capri.
O que você achou desse SUV cupê elétrico? Daria uma volta nele se ele viesse ao Brasil? Conte nos comentários