Eleição de Donald Trump como presidente dos EUA pode deixar planos de construção de uma mega fábrica da Tesla no México só no papel. Porém, o presidente da marca, Elon Musk, não parece frustrado já que apoiou fortemente o republicano durante toda a campanha política.
Em fevereiro de 2023, a Tesla compartilhou com o mundo o projeto de construir uma gigafactory em Nuevo Leon, no México. Na época, a ideia foi apreciada pelo Ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard, visto que geraria muitos empregos. Em contrapartida a Tesla também se beneficiaria e muito devido a mão de obra mais barata.
Há dois fatores para acreditarmos que Musk já não considera mais a ideia de uma fábrica no México uma opção viável: o primeiro é que já fazem 20 meses que o Elon Musk fez o anúncio e até agora o projeto não saiu do papel. O segundo é que Trump durante sua campanha afirmou que se eleito os veículos que não fossem produzidos em território americano seriam submetidos a altas taxações.
O que Musk diz sobre fábrica da Tesla no México?
Musk tem sido constantemente cobrado pelas autoridades mexicanas, mas tem se esquivado nas respostas. Ainda na época das eleições, quando questionado, ele afirmou que estava sendo pressionado pela Tesla para aguardar o resultado das eleições: “Trump disse que vai impor tarifas pesadas aos veículos produzidos no México. Portanto, não faz sentido investir muito no México se esse for o caso”.
Musk já havia falado que “precisava ver como as coisas iriam se desenrolar politicamente”. Bem, o resultado das eleições nós já temos, agora só falta o pronunciamento de Musk se irá seguir ou abortar o projeto. Porém, Ebrard não irá deixá-lo arquivar os planos da construção da fábrica da Tesla no México tão facilmente depois de tanta expectativa gerada.
O presidente da Tesla já provou que não tem dificuldade em voltar atrás com seus planos mesmo depois de anunciados para o mundo inteiro. Ele havia prometido um carro elétrico de US$ 25.000, mas recentemente Musk informou que Tesla não terá mais elétrico barato para competir como marcas como BYD.
Porém, em entrevista à emissora local Radio Formula, o Ministro da Economia do México afirmou: “Vou marcar uma reunião com [Musk] em breve para que ele me diga exatamente o que está pensando e veja o que podemos fazer para que esse projeto avance”.
O que você achou do posicionamento da Tesla? Qual será a saída que Musk vai encontrar? Conte para nós nos comentários.