Novidades

Kia Stonic será vendido no Brasil em quatro versões

Há anos a Kia promete um SUV compacto no Brasil e ela apostará com força no Stonic, que chegará em quatro versões

Kia Stonic [divulgação]
Kia Stonic [divulgação]

Enquanto todas as marcas generalistas e de luxo querem um SUV compacto para chamar de seu, a Kia do Brasil estava dormindo no ponto. Prometeu durante anos trazer um modelo para o Brasil, que variava entre Stonic, KX3, Seltos e até Sonet. Mas o martelo foi batido e o Kia Stonic chega em breve.

Ainda sem data de lançamento revelada, o modelo poderá chegar ao país somente em 2022, mas o Auto+ antecipa com exclusividade a gama de versões que o modelo terá por aqui. Diferentemente do que a marca tem feito com Rio e Cerato, que foram resumidos a apenas uma variante de acabamento, o SUV compacto terá quatro opções.

A gama será composta pelas versões SX, LX, EX e GT – sendo elas na ordem da mais barata (SX) até a mais cara (GT). Vale lembrar que a gama de versões da Kia na Europa, onde o Stonic é vendido, tem nomenclatura totalmente diferente da que será oferecida no Brasil. Por isso, ainda há incógnita quanto aos equipamentos que serão ofertados por aqui.

Kia Stonic [divulgação]
Kia Stonic [divulgação]

Stonic com motor turbo do Creta e do HB20, mas eletrificado

Independentemente do nível de acabamento, todo Kia Stonic no Brasil será equipado com motor 1.0 TGD-i três cilindros turbo do Hyundai HB20 e do Creta. A diferença é que o Kia troca a conversão flex pelo sistema micro-híbrido MHEV. Ou seja, beberá apenas gasolina, mas entregará bons níveis de consumo: 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

São entregues os mesmos 120 cv e 20,4 kgfm de torque. A potência é exatamente a mesma do HB20 turbo e do Creta turbo, contudo, o torque é 2,9 kgfm maior no Stonic. Isso se deve ao auxilio do pequeno motor elétrico que substitui o alternador.

Kia Stonic [divulgação]
Kia Stonic [divulgação]

Quanto vai custar?

Outra mudança em relação ao Hyundai Creta é que o Kia Stonic usa uma nova transmissão automática de sete marchas, uma a mais que o SUV compacto produzido no Brasil. Preço também ainda é uma incógnita para as quatro versões. Mas a aposta é que o Stonic preencha a lacuna entre o Rio, vendido por R$ 84.990, e o Sportage, que começa em R$ 174.990.

Como o Kia Stonic será importado da Coreia do Sul, não espere por preços muito convidativos ou abaixo dos R$ 100 mil. Mesmo em uma versão potencialmente mais básica como a SX. A aposta forte da Kia será no sistema micro-híbrido para chamar atenção.

Kia Stonic [divulgação]
Kia Stonic [divulgação]
Afinal, ele terá preço de SUV compacto de maior porte, como Hyundai Creta, Honda HR-V e Jeep Renegade, mas as medidas são na casa de CAOA Chery Tiggo 3X, Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. O Stonic tem 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,48 m de altura.

>>Em sua quarta geração, Kia lança a nova Carnival por R$ 479.990

>>Spin deixa de ser única minivan com chegada da Kia Carnival 2022

>>Kia Stonic será vendido no Brasil com motor 1.0 turbo do Hyundai HB20