Decisão arbitrária?

Ex-chefão da Stellantis decretou a morte do motor Hemi V8

A decisão de descontinuar o motor V8 na Stellantis foi do ex-CEO Carlos Tavares. Com sua saída, a empresa pode reconsiderar essa escolha

[Foto: Divulgação]
[Foto: Divulgação]

A descontinuação do icônico motor Hemi V8 na Stellantis é uma decisão atribuída unicamente a Carlos Tavares, que deixou o cargo de CEO da empresa no início de dezembro. De acordo com uma fonte ligada à emissora CNBC, havia um desejo de manter o motor de oito cilindros em V, mas Tavares optou por um caminho diferente.

A decisão de eliminar o Hemi V8 está ligada diretamente a Tavares, criando uma crise de identidade ao transformar a Stellantis em um conglomerado europeu focado tanto na redução de emissões de poluentes quanto na eletrificação de seus veículos, o que significou eliminar o Hemi V8. Este movimento reflete o rápido avanço do conglomerado em direção a uma frota mais sustentável e livre de poluentes, embora ocorra de forma lenta nos Estados Unidos.

Com a saída de Tavares, espera-se que um novo CEO seja nomeado no primeiro semestre do próximo ano. A Stellantis, dona da Abarth, Citroën, DS, Fiat e Peugeot, para citar, está empenhada em manter suas operações robustas na América do Norte, onde o motor V8 tem uma base de fãs leal e uma presença importante.

Motor V8 equipado com Supercharged
Motor V8 Supercharged Dodge Durango SRT Hellcat [Foto: Divulgação]

Novos rumos com o motor V8

Entre os possíveis sucessores está Tim Kuniskis, ex-CEO da Dodge e da Ram, conhecido por seu entusiasmo pelos motores V8 e por ser o responsável pelos modelos Challenger e Charger Hellcat. Sua nomeação poderia sinalizar uma mudança de cultura na empresa, reavivando a paixão pelos motores potentes, embora a eletrificação seja um caminho sem volta.

Embora ainda não esteja claro se o motor V8 retornará de forma definitiva a outros modelos, a Dodge continua a oferecer o V8 no Durango Hellcat (foto abaixo) e em algumas caminhonetes de grande porte do conglomerado. A possibilidade de um retorno do Charger com motor V8 ainda é incerta, mas muitos entusiastas aguardam ansiosamente, especialmente com a recente introdução de modelos elétricos e de seis cilindros em linha nas concessionárias.

Dodge Durango SRT Hellcat Hammerhead parado de frente na estrada com árvores ao fundo é um SUV equipado com motor V8
Dodge Durango Hellcat [Foto: Divulgação]

Você acha que os fabricantes devem manter o motor V8 em produção? Deixe sua opinião nos comentários!