O Euro NCAP anunciou a criação de uma classificação de testes para caminhões pesados em resposta ao alto número de acidentes fatais, os quais estão envolvidos em quase 15% de todas as mortes registradas nas estradas da União Europeia.
Essa nova classificação tem como objetivo otimizar a segurança, tanto em áreas urbanas quanto em rodovias. As tecnologias de segurança avaliadas pelo Euro NCAP incluem: Adaptação de Velocidade Inteligente (ISA), Frenagem de Emergência Autônoma (AEB), Assistentes de Permanência em Faixas e Sistemas de Monitoramento por Câmeras (eMirrors).
Este último sistema, substitui os retrovisores convencionais por câmeras de vídeo, transmitindo as imagens aos monitores posicionados dentro da cabine, proporcionando uma visão mais clara e ampla dos arredores do veículo, eliminando pontos cegos. Essa tecnologia já está presente no Mercedes-Benz Actros 2653, disponível à venda em nosso mercado.
Os novos testes do Euro NCAP serão concebidos para simular colisões do mundo real e incentivar os fabricantes a integrar tecnologias de prevenção. Em 2027, os requisitos de segurança ativa serão reforçados; em 2030, será iniciado os testes de colisão de caminhões para promover uma melhor proteção. Os veículos serão testados por setor (distribuição urbana, transporte rodoviário de longa distância, caminhões basculantes, entre outros).
A iniciativa do Euro NCAP promove uma nova era na segurança no setor do transporte rodoviário de carga, afinal, a vida sempre vem em primeiro lugar. Será um futuro onde os caminhões passarão por testes e serão mais seguros, tanto para o motorista quanto para os demais usuários das estradas.
O que você achou das futuras medidas do Euro NCAP? Escreva nos comentários a sua opinião.
>>BYD Shark chega em agosto ao Brasil para brigar com Hilux
>>Fiat Toro Volcano diesel ainda é única | Avaliação
>>Segredo: MG virá ao Brasil, com direito a fábrica, para peitar BYD