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Off-road ou híbrido?

Esquecida no Brasil, Subaru lança novo Forester off-road e híbrido que faz 15 km/l

Com a nova geração já à venda em alguns países, Subaru Forester agora tem as novas versões Hybrid e Wilderness. Mas não no Brasil

Subaru Forester Wilderness branco de frente passando por uma poça de lama
Subaru Forester Wilderness [divulgação]

Com apenas uma concessionária no Brasil e modelos que ainda são resto de estoque, a Subaru luta para sobreviver por aqui. Enquanto isso, lá fora, o SUV médio Subaru Forester acaba de ganhar novidades em sua recém-lançada sexta geração. A mais importante é a aventureira Wilderness, que vem acompanha da nova variante híbrida.

Seguindo o que já foi aplicado na perua off-road Outback, a nova versão Wilderness é como se fosse a linha Adventure da Fiat para a Subaru. Nessa variante, o Forester ganha para-lamas com nova cobertura de plástico, que acompanham o novo desenho da sessão lateral, que recebe ranhuras. 

Na frente, o destaque fica com o para-choque com maior área sem pintura e estilo mais parrudo, acompanhado por detalhes em amarelo e prata. A grade frontal é maior nessa versão. A traseira recebe desenho de para-choque bastante semelhante ao que é aplicado na dianteira, respeitando o tema off-road.

Subaru Forester Wilderness branco de traseira
Subaru Forester Wilderness [divulgação]

Mas não pense que esse estilo parrudo é só visual. O Subaru Forester Wilderness recebe suspensão elevada e reforçada, novas rodas de liga-leve de 17 polegadas calçadas em pneus de uso off-road, novo trocador de calor na transmissão e medidor de temperatura no diferencial traseiro. 

Híbrido ou aventureiro?

Na parte mecânica, o Subaru Forester Wilderness mantém o já conhecido motor 2.5 quatro cilindros Boxer aspirado de 180 cv ligado a um câmbio CVT. Já a versão Hybrid pega esse mesmo conjunto mecânico e adiciona um motor elétrico bem pequeno com baterias de apenas 1,1 kWh, resultando em 194 cv. 

Com isso, a Subaru conseguiu marcas de consumo melhores, mas nem tanto. Na cidade, o Forester híbrido marca 14,8 km/l, enquanto na estrada fica com 14,4 km/l. Nas versões não eletrificadas, ele consegue 11 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Ou seja, há melhora, mas não muito forte.

Vale lembrar que, por enquanto, não há planos de vender o novo Subaru Forester no Brasil. 

Você acha que a Subaru deveria voltar a vender carros no Brasil? O Forester faria sucesso aqui? Conte nos comentários.