Tudo dará certo?

Em meio à crise, Nissan pede paciência aos revendedores

Nos últimos tempos, a Nissan enfrenta dificuldades e pediu compreensão aos revendedores enquanto trabalha para colocar a casa em ordem

Novo Nissan Kicks 2025 parado de traseira no asfalto com árvores ao fundo
Nissan Kicks 2025 [Foto: Divulgação]

Após as recentes notícias, a Nissan está pedindo paciência e compreensão aos revendedores devido aos problemas enfrentados, incluindo o risco de falência nos próximos 12 a 14 meses, caso não encontre um novo investidor.

Para tentar apaziguar os ânimos e a ansiedade dos revendedores, o presidente da Nissan Américas, Jérémie Papin, enviou uma carta afirmando que a marca está trabalhando para implementar novas ações de recuperação, que visam garantir o futuro e a estabilidade da companhia.

O documento, visto pelo site Automotive News, também destaca que a Nissan concentrará seus esforços em aprimorar e expandir sua linha de produtos, além de aumentar as vendas. Trata-se de um cenário que indica uma perda no desempenho da marca nos últimos anos.

Nissan Armada Pro-4X verde parado no off-road com montanhas e árvores ao fundo
A versão Pro-4X do Nissan Armada oferece rodas de 20 polegadas e suspensão a ar adaptável [Divulgação]

Em 2013, foram vendidos 1.133.965 veículos nos Estados Unidos, enquanto, em 2023, a marca registrou uma queda para 834.097 unidades comercializadas.

A Infiniti também enfrentou dificuldades, com suas vendas caindo de 116.455 para 64.699 carros no mesmo período, uma retração de quase 45%. Ambas são quedas acentuadas, além do fato de que a lucratividade média dos revendedores norte-americanos caiu para o nível mais baixo em 15 anos, conforme aponta o Automotive News.

Novo horizonte para a Nissan

Apesar das dificuldades, a Nissan pode vislumbrar um novo horizonte positivo. A marca lançou os modelos Armada, Murano e Kicks. Este último, chegará às concessionárias brasileiras entre junho e julho de 2025, conforme apuramos.

Por outro lado, a marca não acompanhou os avanços de seus concorrentes, como Toyota, Hyundai e Kia, no mercado de híbridos e híbridos plug-in. Para corrigir essa rota, a Nissan lançará o Rogue híbrido plug-in no próximo ano, seguido por uma variante e-power, além de uma versão com alcance estendido.

Novo Kicks 2025 parado no asfalto com cidade ao fundo
Nissan Kicks custa no mercado norte-americano a partir de US$ 21.830 [Divulgação]

Em nosso mercado, o que temos é um programa de investimentos gigantescos a serem feitos na planta de Resende, Rio de Janeiro, para produção de um novo SUV, além de renovar o Kicks atual e trazer a nova geração.

O que você acha dos carros da Nissan? Se for dono, compartilhe sua experiência com a marca nos comentários!