Elétricos que se cuidem

Em breve no Brasil, GAC tem rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03

Próxima marca chinesa a atuar no Brasil, a chinesa GAC chegará com rival pronto para BYD Dolphin e GWM Ora 03

GAC Aion UT, rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03 na cor rosê visto de frente
GAC Aion UT [divulgação

Parece que a China tem estabelecido fortemente um subsegmento de hatches elétricos de tamanho generoso e visual fofinho. Aqui no Brasil temos BYD Dolphin e GWM Ora 03 nessa categoria e, em breve, JAC E-JS3. Mas agora a GAC também quer entrar para essa categoria. Como a marca está de malas prontas para o Brasil, será que o Aion UT vem?


Leia mais:


Assim como a GWM separa sua linha de modelos em submarcas diferentes, a GAC faz algo semelhante. Contudo, todo GAC tem símbolo igual, ao contrário do que acontece com a GWM. No caso, são duas linhas: Trumpchi de modelos a combustão e Aion com os elétricos. Por isso o rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03 é o GAC Aion UT.

Global e parelho

Segundo a GAC, o Aion UT é um modelo importantíssimo para sua estratégia global, por isso a marca deve trazê-lo ao Brasil. São 4,27 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Ou seja, porte de BYD Dolphin e GWM Ora 03. Comparando ao BYD, o Aion é 2 cm mais curto, 15 cm mais largo, tem 5 cm a mais de entre-eixos e altura igual.

GAC Aion UT, rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03 na cor rosê visto de frente
GAC Aion UT [divulgação

Já contra o Ora, o GAC ganha no comprimento (4 cm a mais), no entre-eixos (10 cm mais longo), na largura (2 cm maior), mas perde na altura, que é 3 cm mais generosa no modelo da GWM. Para concorrer com os rivais chineses, o Aion UT terá autonomia de 600 km. 

Já a motorização será inferior ao BYD Dolphin Plus e ao GWM Ora 03, mas acima da versão de entrada do BYD. Serão fornecidos 136 cv em uma variante única. As baterias são de lithium-fosfato, mas sem capacidade declarada, apenas a autonomia anteriormente mencionada.

Simpatia visual

Seguindo a escola de design de Dolphin e Ora 03, o GAC Aion UT tem linhas arredondadas, mas ele é mais agressivo que os rivais. A frente tem faróis afilados com prolongamentos laterais que dão a ele um ar mais sisudo. Há um par de luzes auxiliares no para-choque formadas por quatro quadrados, igual ao que a Kia fazia.

Na traseira, o GAC Aion UT tem lanternas redondas, mas com desenho interno agressivo. A tampa do porta-malas é lisa, deixando a placa para a área preta do para-choque. Imagens internas não foram reveladas, mas espere por um interior com acabamento macio, telas enormes e estilo limpo.

GAC Aion UT [divulgação]

Você gostou do GAC Aion UT? Ou prefere os rivais BYD Dolphin e GWM Ora 03? Conte nos comentários.