Parece que a China tem estabelecido fortemente um subsegmento de hatches elétricos de tamanho generoso e visual fofinho. Aqui no Brasil temos BYD Dolphin e GWM Ora 03 nessa categoria e, em breve, JAC E-JS3. Mas agora a GAC também quer entrar para essa categoria. Como a marca está de malas prontas para o Brasil, será que o Aion UT vem?
Leia mais:
- DS SM Tribute é uma reinterpretação que pode chegar por € 1 mi
- Giro ND Mais: acidentes são os destaques
Assim como a GWM separa sua linha de modelos em submarcas diferentes, a GAC faz algo semelhante. Contudo, todo GAC tem símbolo igual, ao contrário do que acontece com a GWM. No caso, são duas linhas: Trumpchi de modelos a combustão e Aion com os elétricos. Por isso o rival de BYD Dolphin e GWM Ora 03 é o GAC Aion UT.
Global e parelho
Segundo a GAC, o Aion UT é um modelo importantíssimo para sua estratégia global, por isso a marca deve trazê-lo ao Brasil. São 4,27 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Ou seja, porte de BYD Dolphin e GWM Ora 03. Comparando ao BYD, o Aion é 2 cm mais curto, 15 cm mais largo, tem 5 cm a mais de entre-eixos e altura igual.
Já contra o Ora, o GAC ganha no comprimento (4 cm a mais), no entre-eixos (10 cm mais longo), na largura (2 cm maior), mas perde na altura, que é 3 cm mais generosa no modelo da GWM. Para concorrer com os rivais chineses, o Aion UT terá autonomia de 600 km.
Já a motorização será inferior ao BYD Dolphin Plus e ao GWM Ora 03, mas acima da versão de entrada do BYD. Serão fornecidos 136 cv em uma variante única. As baterias são de lithium-fosfato, mas sem capacidade declarada, apenas a autonomia anteriormente mencionada.
Simpatia visual
Seguindo a escola de design de Dolphin e Ora 03, o GAC Aion UT tem linhas arredondadas, mas ele é mais agressivo que os rivais. A frente tem faróis afilados com prolongamentos laterais que dão a ele um ar mais sisudo. Há um par de luzes auxiliares no para-choque formadas por quatro quadrados, igual ao que a Kia fazia.
Na traseira, o GAC Aion UT tem lanternas redondas, mas com desenho interno agressivo. A tampa do porta-malas é lisa, deixando a placa para a área preta do para-choque. Imagens internas não foram reveladas, mas espere por um interior com acabamento macio, telas enormes e estilo limpo.
Você gostou do GAC Aion UT? Ou prefere os rivais BYD Dolphin e GWM Ora 03? Conte nos comentários.
- DS SM Tribute é uma reinterpretação que pode chegar por € 1 mi
- Giro ND Mais: acidentes são os destaques
- Novo logotipo da Jaguar é revelado, mas conceito só em dezembro
- Triton 2025 está à venda perto do Brasil e traz versão Katana