A Kia está se preparando para expandir sua gama de veículos elétricos acessíveis. A partir do primeiro semestre de 2025, a fabricante sul-coreana começará as entregas do hatch elétrico EV4. Potencial rival do BYD Dolphin, ele tem com o objetivo de atender a uma ampla gama de consumidores, tanto localmente quanto ao redor do mundo.
Embora o Kia EV4 Concept tenha sido apresentado, em outubro do ano passado, como um substituto natural e elétrico do Stinger, a versão hatchback foi recentemente flagrada pelo site Auto Evolution na Alemanha, revelando detalhes dos faróis e lanternas.
As carrocerias sedan e hatchback do EV4 compartilham detalhes técnicos e de design com o crossover EV3. Isso é evidente nas luzes traseiras, que se estendem verticalmente e horizontalmente, dando a impressão de serem conectadas, seguindo a atual tendência de estilo.
O novo modelo da fabricante sul-coreana transmite a impressão de ser uma opção mais longa do que o crossover EV3, embora pareçam idênticos esteticamente. Ainda sob forte camuflagem, as luzes frontais do EV4 dão a impressão de serem similares às do EV3.
Quando chegar definitivamente ao mercado o Kia Ev4 Hatch será um rival com tamanho intermediário para encarar tanto o BYD Dolphin quanto para o BYD Seal 06 GT. O modelo chinês mais caro oferece duas opções de tração, além de autonomias de 505 km, 550 km e 605 km, segundo o ciclo CLTC.
Quem é o KIA EV3, base para o EV4
O Kia EV3 foi apresentado no último Salão de Paris, na França, com uma bateria de 58,3 kWh e um preço inicial equivalente a R$ 163.000. Outra opção, a Long Range, utiliza uma bateria de 81,4 kWh e tem um preço de aproximadamente R$ 178.000, permitindo um alcance de até 644 quilômetros no ciclo WLTP. Ele é o primeiro compacto da Kia desenvolvido sobre a plataforma E-GMP, a primeira dedicada a veículos elétricos.
Ainda falando do Kia EV3, embora sem uma confirmação para o nosso mercado, ele poderia ser um rival para o Volvo EX30. O pacote de série contempla algumas tecnologias, como a I-Pedal com frenagem inteligente e regenerativa ajustável de acordo com a distância do veículo à frente, assim como pode fornecer energia para outros dispositivos externos (V2L).
O que você espera do novo hatchback da Kia? Se ele vier para o nosso mercado, você o consideraria como uma opção de compra? Escreva nos comentários!