Não é novidade que a Jaguar passar por um período de transformação e que as decisões da marca têm causado polêmica. A última é que a Jaguar não vai vender carros no Brasil até a estreia do primeiro modelo da nova era da marca. Que será o GT cupê de quatro portas elétrico, inspirado no protótipo Type 00. O lançamento mundial deve acontecer apenas em 2026.
A Jaguar confirmou diretamente para a redação do Auto+ a sua decisão de encerrar a importação para o nosso mercado neste período de transição. Vale lembrar que a fabricante desistiu mundialmente de produzir seus modelos em dezembro de 2023. Por enquanto, as concessionárias da marca no país vão se dedicar as vendas de modelos seminovos e atendimento de pós-venda.
Porém, algumas concessionárias ainda contam com alguns modelos zero-quilômetro. Uma das três unidades que entramos em contato em São Paulo, informou ter três exemplares do F-Pace zero-quilômetro, todas ano 2022-2023. Isso mostra que a Jaguar já não importa carros para o Brasil há algum tempo.
De acordo com o executivo de vendas, os modelos estão sendo ofertados com valor promocional de R$ 620.000 por R$ 499.000 com margem para negociação. Questionada sobre as condições de vendas dos modelos novos que ainda restam em estoque, a Jaguar respondeu que seus concessionários têm independência para desenvolverem suas próprias estratégias comerciais.
Número de vendas da Jaguar em 2025
Também solicitamos o número de veículos zero-quilômetro vendidos pela Jaguar nos primeiros 20 dias de janeiro, mas a marca foi categórica ao dizer que não abre o número de vendas para imprensa. Porém, no relatório de emplacamentos da primeira quinzena do ano não foram registrados modelos da marca.
Em 2024, a marca emplacou 229 unidades do F-Pace, 14 do F-Type e 3 do E-Pace. A Jaguar também afirmou que não tem planos de fechar nenhuma das 39 concessionárias da marca no país. Elas seguirão operando com vendas de modelos Land Rover, visto que não existiam concessionárias independentes da Jaguar.
Resposta na íntegra sobre o encerramento das importações para o Brasil
Em declaração oficial, a Jaguar diz que: “2025 será o ano de consolidação da nova marca e seu modernismo exuberante globalmente. Uma série de eventos e ativações estão previstas para acontecer em todo o mundo até a chegada do primeiro modelo da marca, um GT cupê elétrico de quatro portas, que partilha a sua inspiração com o protótipo Type 00, apresentado durante a Miami Art Week em dezembro de 2024″.
“Diante disso, paramos momentaneamente a importação de carros da Jaguar até a chegada dos novos modelos”, afirma a marca. “Alguns concessionários ainda contam com um estoque limitado do modelo Jaguar F-Pace 0 km e também opções de seminovos”.
E finaliza: “além da comercialização, as unidades continuam mantendo os serviços especializados de revisão e manutenção dos carros da marca. Nesse momento não há um plano de encerramento de nenhuma das 39 unidades que temos em todo o Brasil”.
O que você achou de a Jaguar encerrar a importação de veículos novos no Brasil? Conte para nós nos comentários.