Cuidado com fake news

É mentira que Peugeot 508 e Honda Ridgeline vem ao Brasil

Fake news que circula pelas redes sociais diz que o Peugeot 508 será vendido no Brasil, assim como a Honda Ridgeline

Peugeot 508 [divulgação]
Peugeot 508 [divulgação]

Nos últimos tempos, as redes sociais têm sido tomadas por vídeos de notícias falsas dizendo que determinados carros serão vendidos no Brasil. As vítimas da semana foram Peugeot 508 e Honda Ridgeline. Os dois modelos foram vistos em matérias de sites de credibilidade duvidosa e vídeos nas redes anunciando suas chegadas ao Brasil. O que é mentira.

Apesar de ser um carro verdadeiramente muito bonito, o Peugeot 508 nunca foi planejado para o Brasil. Nas notícias falsas, ele é descrito como rival de Toyota Corolla e BYD King, o que não é verdade. Isso já seria um indício de que se trata de uma fake news, mas mesmo assim muita gente caiu.

O Peugeot 508 é um sedã de porte grande, que o tornaria rival direto de Honda Accord e Toyota Camry. Ele tem 4,75 m de comprimento, o que dá 12 cm a mais que um Toyota Corolla. A base é a mesma do 3008, assim como os motores: 1.2 PureTech turbo, 1.6 THP e 1.6 THP com conjunto híbrido.

Peugeot 508 [divulgação]
Peugeot 508 [divulgação]

Lançado em 2018 e reestilizado em 2023, o modelo nunca esteve nos planos da Stellantis para o Brasil. Ainda mais considerando que o segmento de sedãs médios está minguando e o de modelos grandes é ainda pior. Além disso, a Peugeot nunca teve sucesso com seus sedãs por aqui. Por que, agora que a marca está se recuperando, ela se arriscaria?

Honda Ridgeline

Honda Ridgeline [divulgação]
Honda Ridgeline [divulgação]

Apesar de fazer muito sentido para o Brasil, a Honda Ridgeline não será vendida por aqui. Assim como aconteceu com o Peugeot 508, as fake news envolvendo a caminhonete cometem equívocos graves quanto ao porte do modelo. Ela é descrita falsamente como rival da Fiat Toro, mas a Ridgeline é bem maior.

Apesar de ter construção monobloco tal qual Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick, Renault Oroch e Chevrolet Montana, a Honda Ridgeline é bem maior. A real é que a caminhonete da Honda é rival de modelos chassi sob carroceria como Ford Ranger, Toyota Hilux, Fiat Titano e por ai vai.

carros
Honda Ridgeline [divulgação]

São 5,33 m de comprimento, apenas 2 cm a menos que uma Ranger e longos 39 cm maior que a Fiat Toro. Ou seja, é impossível elas serem rivais ou até mesmo custar algo próximo. Além disso, ela conta só com motor 3.5 V6 a gasolina. Sendo produzida unicamente nos EUA, ela seria muito mais cara até que picapes médias, caso fosse importada.

Com isso, é mentira que a Honda Ridgeline será vendida no Brasil. Assim como é falsa a notícia de que o Peugeot 508 será comercializado no nosso mercado. No Auto+ reforçamos o nosso compromisso com o leitor, a verdade e com o combate às fake news, como essas duas que circulam nas redes.

Você caiu nessa fake news sobre o Peugeot 508 e a Honda Ridgeline? Conte nos comentários.