Um Basalt com muito mais luxo?

DS vai tentar se salvar com um Citroën Basalt de luxo elétrico

Primo bem mais rico do Citroën Basalt, inédito DS8 será o primeiro SUV cupê da marca de luxo da Stellantis. Mas pode ser o último

DS8 o novo SUV cupê da Stellantis com camuflagem preta e dourada
DS8 [divulgação]

Com as contas entrando no vermelho, a Stellantis periga fechar várias de suas fabricantes não lucrativas. Entre elas está a DS, ex-divisão de luxo da Citroën, mas que se emancipou há alguns anos. Para tentar sobreviver, a marca francesa lançará o inédito SUV cupê DS8, um primo de luxo do Citroën Basalt e do Fiat Fastback.



Imagens oficiais com o DS8 camuflado mostram que a Stellantis adotará uma abordagem mais esportiva e elegante que a do Citroën Basalt e que do Fiat Fastback. Ele segue a escola do Peugeot 408, que é mais baixo e esportivo do que os primos brasileiros, mas ainda assim é um SUV cupê.

A plataforma será a STLA Medium, a evolução da EMP2 e que hoje está presente nos novos Peugeot 3008, 5008 e 408. Com isso, o novo SUV da DS terá acesso a motorização a combustão, semi-híbrida, híbrida PHEV e totalmente elétrica. A princípio, contudo, ele será oferecido somente na variante sem auxilio de gasolina.

DS8 o novo SUV cupê da Stellantis com camuflagem preta e dourada
DS8 [divulgação]

Elétrico, mas pode ter mais

Serão 750 km de autonomia, sendo evidenciado pelo número 750 desenhado na camuflagem do DS8. Para atingir tal número, só será possível na versão Long Range com tração dianteira, 230 cv e 35 kgfm de torque. O conjunto é oferecido no Peugeot e-3008, só que com 700 km de autonomia apenas.

Para atingir 50 km a mais que o primo da Peugeot, que também é um SUV cupê, a DS trabalhou na aerodinâmica do 8. Ele tem apenas 0,24 de coeficiente aerodinâmico, tudo graças à dianteira fechada e ao perfil mais esportivo e baixo do modelo. A frente conta com recortes fortes que ajudam a direcionar o ar.

DS8 o novo SUV cupê da Stellantis com camuflagem preta e dourada
DS8 [divulgação]

Na frente, destaque para os faróis em Y, com prolongamento em direção ao para-choque que faz lembrar o já abandonado dente de leão dos Peugeot. Na traseira, as lanternas tem desenho igual, mas esticadas ainda mais em direção ao para-choque. Já um aerofólio grande que nasce a partir da maçaneta lateral.

Você acha que a DS vai se salvar da falência com o DS8? Conte nos comentários.