.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Política misturada com carro

Donos de Tesla estão vendendo seus carros por medo de ataques e por conta de polêmicas de Elon Musk

CEO da Tesla se envolveu com política, agora faz parte do governo Trump e diversos donos de Tesla decidiram vender seus carros por isso

Tesla Model 3 - Donos de carros da Tesla recebem ameaça de grupo antinazista
Tesla Model 3 Performance 2024 [Divulgação]

Assim como no Brasil, a política nos Estados Unidos está um tanto quanto inflamada, criando reações desproporcionais de fanáticos por um lado ou pelo outro. Prova disso é que diversos donos de carros da Tesla estão vendendo seus elétricos por conta de Elon Musk. O CEO da marca, vale lembrar, é parte do governo Trump.

A reação em cadeia envolve diversos pontos. Em várias localidades dos Estados Unidos, existe um ataque em massa a motoristas e donos de carros da Tesla, com protestos em lojas ou pontos de carregamento. Há até um adesivo bastante popular entre os não fanáticos políticos, mas donos de carros da Tesla, que diz “comprei esse carro antes do Musk ficar maluco”.

Inclusive a situação toda ficou ainda mais grave com uma polêmica declaração do governo. A advogada geral dos Estados Unidos, Pamela Bondi, diz que “se você se juntar a essa onda doméstica de terrorismo contra proprietários da Tesla, o Departamento da Justiça vai te colocar atrás das grades”. 

Tesla Model Y reestilizado branco, com lanternas acesas, partes pretas e fundo claro
Tesla Model Y 2025 [Divulgação]

Entretanto, a desaprovação a medidas que Elon Musk tem tomado no governo, além do medo de ataques na rua, são motivos pelos quais as trocas de carros da Tesla por outros modelos cresceu fortemente. Segundo reportagem da Reuters, “carros da Tesla de 2017 ou mais novos, agora representam 1,4% das trocas de automóveis nos EUA. Antes eram 0,4%”.

Ou seja, considerando todas as marcas vendidas nos EUA, 1,4% nos negócios são feitos com carros da Tesla, quase quadruplicando os trades. Por isso, há um movimento fortíssimo de outras montadoras para tentar fisgar atuais clientes da marca de Elon Musk. As chinesas, em especial a BYD, têm reunido recursos para entrar nos EUA e enxergam isso como oportunidade.

Tesla Cybertruck de frente com um muro de plantas vermelhas ao fundo - Donos de Tesla recebem ameaças de grupo antinazista
Tesla Cybertruck [divulgação]

Você acha que a Tesla vai perder muito mercado por conta da aventura política de Elon Musk? Conte nos comentários.