Novidades vindo aí

Dodge Charger Daytona terá bateria de estado sólido até 2026

A Stellantis estreará até 2026 uma frota exclusiva do Dodge Charger Daytona com baterias de estado sólido da marca Factorial

Dodge Charger Daytona
Dodge Charger Daytona [Divulgação]

A Stellantis acaba de anunciar que sua parceria com a empresa de tecnologia Factorial renderá frutos em breve. O que acontece é que os futuros carros elétricos do conglomerado poderão contar com a bateria de estado sólido da Factorial e um dos primeiros modelos a ter essa novidade será o Dodge Charger Daytona.

A Factorial recebeu um investimento de US$ 75 bilhões da Stellantis em 2021 e desde então focou no desenvolvimento de novas tecnologias. Os executivos do conglomerado esperam lançar uma frota piloto do Charger Daytona até 2026 e que já conte com as baterias de estado sólido. Desse modo, esses dispositivos serão testados em condições reais.

Batizada de Fest, a bateria de estado sólido da Factorial que equipará um lote do Dodge Charger Daytona tem densidade energética de 390 Wh/km. Essa bateria se difere das atuais de íons de lítio por terem maior densidade energética, serem mais leves, fornecem um desempenho aprimorado e podem até reduzir os custos de manutenção do veículo a longo prazo.

Dodge Charger Daytona
Dodge Charger Daytona [Divulgação]

Outras marcas apostarão também nessa tecnologia

O Charger Daytona foi um dos escolhidos para estrear a novidade por ser fabricado a partir da plataforma STLA Large. Ela pode ser incorporada em modelos de diversas categorias, como os SUVs da Jeep, os carros variados da Alfa Romeo e mais marcas comandadas pela Stellantis. Um dos diferenciais dessa arquitetura é que ela é usada em veículos de desempenho notório.

Montadoras como a Chery e a BYD também já estão investindo no desenvolvimento das suas baterias de estado sólido. Segundo Ned Curic, diretor de engenharia e tecnologia da Stellantis, pontuou que a frota piloto de Dodge Charger Daytona com essa bateria é um marco importante para as empresas e que a tecnologia vai assegurar melhor desempenho, mais autonomia e menos tempo de recarga dos modelos.

2024 Dodge Charger Daytona Scat Pack, shown in Triple Nickel.

Por sua vez, Siyu Huang, CEO e co-fundador da Factorial, afirmou que a empresa está honrada com este projeto e que a tecnologia de estado sólido das baterias será crucial na implementação dos futuros carros elétricos que priorizam um desempenho mais chamativo e com custos mais baixos. Ainda não há previsão para que a novidade chegue aos carros que a Stellantis oferece no Brasil.

O que você achou dessa novidade? Conte nos comentários