O casamento entre Honda e Nissan não veio aí. Mas, a marca dona do SUV Kicks já tem outra empresa em mente para tentar uma parceria. A montadora japonesa quer conversar com a Foxconn, uma empresa de tecnologia e que fabrica iPhones. Aliás, a Foxconn até já havia sinalizado uma potencial parceria com a fabricante do sedan Sentra.
Uma das coisas que fez a união entre as marcas fabricantes azedarem foi uma das propostas da Honda. Ela queria que a outra marca japonesa se tornasse uma subsidiária sua. E justamente este ponto não agradou os altos executivos da Nissan. A proposta não foi bem digerida, tanto é que uma reunião sobre este tema havia acontecido na última quarta-feira.
Segundo mídias internacionais, como o Nikkei, o CEO da Nissan, Makoto Uchida, avisou Toshihiro Mibe, CEO da Honda, sobre o fim das negociações. Contudo, isso não quer dizer que agora elas serão rivais. Pode haver mais para frente uma colaboração entre as marcas, especialmente no desenvolvimento de modelos elétricos e suas baterias.
Vamos para caça
A fim de tentar dar uma contornada na péssima situação financeira que ela enfrentou recentemente, a fabricante dona da Frontier já busca uma nova empresa parceira. De acordo com a Reuters, a Foxconn surge como uma forte candidata. Fundada em Taiwan, ela é conhecida por fabricar iPhones.
Aliás, a Foxconn já havia sinalizado sua intenção de se unir com a Nissan em dezembro passado, mas as negociações com a Honda ainda estavam quentes. A empresa tecnológica cuida atualmente de uma fabricante, a Foxtron. Ela tem atuação internacional e é focada em modelos elétricos.
Todavia, a Honda e a Nissan não declararam oficialmente nada. É esperado que ambas se pronunciem de forma contundente em meados de fevereiro. Até lá, muitas reviravoltas podem acontecer.
O que será que virá por aí? Conte nos comentários