.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Da China para o mundo!

Denza estreia na Europa com planos ambiciosos de conquistar o Brasil

A Denza, marca controlada pela BYD, está a caminho do Brasil, mas estreou antes na Europa com foco no segmento premium

Denza Z9 na versão GT. Imagem do sedan de frente com fundo neutro
Denza Z9 GT [divulgação] | Imagem de divulgação

A Denza já foi uma joint venture com a Mercedes-Benz, mas atualmente pertence integralmente à BYD. A aposta no segmento premium levou a Build Your Dreams a lançar a marca na Europa, com o objetivo de ampliar sua presença no mercado local e desafiar as marcas de luxo já consolidadas no continente.

O primeiro modelo da Denza a chegar às ruas europeias será o Z9 GT, com vendas previstas para começarem até o final deste ano. A marca criada em 2011 é fruto da parceria entre a BYD e a Mercedes-Benz, embora, no primeiro ano, tenha vendido apenas 23.000 unidades.

Com o desempenho modesto, a Mercedes-Benz começou a reduzir sua participação na joint venture, caindo para 10% em 2022, antes de se retirar completamente da sociedade. Desde então, a Denza passou a ser controlada integralmente pela BYD.

No início desta semana, a BYD oficializou o lançamento da Denza na Europa, durante um evento realizado em Milão, na Itália. Segundo Alfredo Altavilla, consultor especial da BYD para a Europa, a marca pretende atingir tanto os consumidores tradicionais de carros premium quanto um público mais jovem e conectado à tecnologia.

Denza Z9 GT de frente na cidade
Denza Z9 GT [Divulgação]

A Denza será a única marca consolidada na Europa?

Na China, a BYD já opera a Denza ao lado de outras submarcas premium: Fang Cheng Bao e Yangwang. Segundo o site ArenaEV, há planos para consolidar também a Fang Cheng Bao na Europa, ao lado da Denza.

Essa expansão começará com o SUV Fang Cheng Bao Leopard 5 (foto abaixo), que já foi rebatizado como Denza para o mercado europeu. Ainda não está claro se os modelos da Yangwang serão comercializados sob o mesmo guarda-chuva da Denza na região.

BYD BAO 5 [Divulgação]
Feng Chang Boa Leopard 5 [Divulgação]

Sem divulgar os preços para a Europa, Altavilla revelou à Reuters que o Z9 GT será seguido pela luxuosa van D9 ainda no final deste ano. Os carros serão produzidos e exportados da China. Embora a montadora pretenda iniciar a fabricação local na nova planta, localizada na Hungria, a partir de outubro.

O Denza Z9 GT foi desenvolvido para enfrentar rivais, como o Porsche Taycan Sport Turismo. Com 20 cm a mais de comprimento e 22,5 cm extras de entre-eixos, ele aposta no espaço interno e no desempenho. A força vem de três motores elétricos, que juntos entregam 952 cv, alimentados por uma bateria de íon-ferro de lítio de 101 kWh.

Na China, a BYD oferece o mesmo modelo também na versão híbrida plug-in (PHEV), que combina um motor 2.0 turbo com três motores elétricos para gerar 870 cv de potência.

E você, o que espera da Denza no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!