A Cupra continua sua expansão com o lançamento do Terramar, um SUV compacto que irá competir no mercado europeu. Com um design agressivo que segue a linguagem visual da marca espanhola, o Terramar oferecerá uma gama de motorização, incluindo opções híbridas a gasolina, híbridos leves e plug-in.
Externamente, o Cupra Terramar exibe o estilo dos modelos reestilizados Leon e Formentor, com linhas esculpidas e grandes entradas de ar frontais. As lanternas de LED são conectadas por uma régua iluminada, enquanto o difusor traseiro é apenas decorativo. Dependendo da configuração, as rodas de liga leve podem ser de 18, 19 ou 20 polegadas.
O nome Terramar é uma homenagem ao Autódromo de Sitges-Terramar, um antigo circuito de corridas na Catalunha.
No interior, o habitáculo é semelhante ao do Volkswagen Tiguan, mas com recursos específicos da Cupra. Entre as comodidades estão o quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, a tela multimídia de 12,9 polegadas, um sistema de áudio com 12 alto-falantes e o Head-Up Display (HUD), que projeta informações importantes, como a velocidade, no para-brisa.
O Terramar é construído sobre a arquitetura MQB Evo, compartilhada com os modelos Volkswagen Tiguan/Passat e Skoda Kodiaq/Superb, mas com calibração ajustada para uma dinâmica mais refinada. A suspensão esportiva é 10 mm mais baixa e os freios são fornecidos pela Akebono.
Motorizações
A versão de entrada conta com um motor 1.5 eTSI híbrido leve, entregando 148 cv para as rodas dianteiras através de um câmbio automático de sete marchas. A mecânica 2.0 TSI não eletrificada produz 201 cv ou 261 cv, com sistema de tração 4Drive AWD.
O Cupra Terramar também oferece duas opções de motorização híbrida plug-in (eHybrid), gerando 201 cv e 268 cv, respectivamente. Esses PHEVs suportam carregamento de até 50 kW e permitem percorrer mais de 100 quilômetros sem emissões de poluentes.
Projetado e desenvolvido em Barcelona, o Terramar será fabricado na planta da Audi em Gyor, na Hungria, juntamente com a próxima geração do Audi Q3. As entregas começam no início de 2025, e os preços serão anunciados mais próximo do lançamento.
Você acredita que esse SUV da Cupra faria sucesso em nosso mercado? Deixe sua opinião nos comentários!