278 cv de pura diversão!

Crossover elétrico, Abarth 600e chega com 278 cv; confira

O crossover elétrico Abarth 600e chegou com 278 cv na edição especial Scorpionissima, com preço equivalente a R$ 274.000

Crossover elétrico Abarth 600e amarelo fazendo drift na pista
Abarth 600e [Divulgação]

A Abarth anunciou todos os detalhes do seu primeiro crossover elétrico, o 600e. Este é o modelo mais poderoso da divisão esportiva, disponível nas versões Turismo e Scorpionissima, limitada a 1.949 unidades em homenagem ao ano de fundação da marca.

Originalmente revelado no início deste ano com 237 cv, o crossover elétrico Abarth 600e agora apresenta números ainda mais impressionantes, entregando saudáveis 278 cv na edição especial Scorpionissima, segundo informações da gigante automotiva Stellantis.

Enquanto isso, o Abarth 600e Turismo mantém os 237 cv e 35,1 kgfm inicialmente anunciados. Os futuros condutores desse crossover elétrico podem escolher entre os modos de condução Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track, que ajustam a entrega do desempenho. Toda essa potência é direcionada ao eixo dianteiro.

Crossover elétrico Abarth 600e amarelo em foto de dianteira na estrada com montanhas ao fundo
Abarth 600e [Divulgação]

De acordo com dados fornecidos pela Abarth, no modo Scorpion Track, o Abarth 600e acelera de 0 a 100 km/h em 5,85 segundos na edição Scorpionissima e em 6,24 segundos na configuração Turismo, com a velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente).

O crossover elétrico Abarth 600e foi desenvolvido em colaboração com a Stellantis Motorsport, utilizando componentes de fornecedores renomados, como Michelin, Sabelt e JTEKT Torsen, responsável pelo diferencial mecânico de deslizamento limitado. O modelo é construído na arquitetura Perfo eCMP, uma versão aprimorada da eCMP empregada em modelos hatch e utilitários esportivos da Stellantis.

Abarth 600e amarelo em foto parado de traseira com árvores ao fundo
Abarth 600e [Divulgação]

A configuração voltada para o desempenho Scorpionissima inclui suspensão mais rígida, barras anti-rolagem na traseira e freios da marca britânica Alcon, que ficaram aparentes por conta do desenho das grandes rodas de 20 polegadas. A energia para alimentar o motor elétrico é armazenada em uma bateria de 54 kWh, que conta com um sistema de refrigeração especial voltado para aprimorar o desempenho.

O alcance puramente elétrico e livre de emissões desse crossover elétrico é de aproximadamente 334 quilômetros, de acordo com o generoso ciclo WLTP. No Reino Unido, o Abarth 600e custa a partir de 36.975 libras (aproximadamente R$ 274.096, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo os impostos e as taxas).

O que você achou do Abarth 600e? Acredita que esse modelo teria seu espaço em nosso mercado? Deixe sua opinião nos comentários!