Crise na Volkswagen

Crise: Volkswagen e Porsche vão mesmo fechar fábricas? 

Volkswagen pode fechar duas fábricas na Alemanha devido à crise enfrentada no mercado europeu com a chegada de fabricantes chinesas

Volkswagen pode fechar fábricas devido a crise no mercado europeu? Imagem mostra logotipo da VW
Logotipo Volkswagen [divulgação] | Imagem de divulgação

Há meses o conselho fiscal da Volkswagen considera a possibilidade de fechar duas fábricas na Alemanha para reduzir custos. O sindicato IG Metal tenta reverter a situação desde então, e agora a fabricante alemã parece estar desistindo da ideia de realmente fechá-las. Se isso viesse a se concretizar seria uma das medidas mais drásticas da história da marca.  

O sindicato tem lutado por um acordo, mas até agora não chegaram em denominador comum. A Volkswagen já deixou claro que um corte simples de custos não resolve o problema. A marca enfrenta sérias dificuldades devido à alta competição pelo mercado automotivo europeu com a chegada das montadoras chinesas. 

A associação propôs abrir mão do bônus de 2025 e 2026 e usar o dinheiro de aumentos salariais para financiar a redução temporária de horas de trabalho em períodos de excesso de capacidade. De acordo com o sindicato essas medidas podem gerar US$ 1,6 bilhão de economia de custos. 

Volkswagen ID.3 [divulgação]

Volkswagen pode fechar fábrica do ID.3?
Volkswagen ID.3 [divulgação]

Fábricas da Volkswagen que correm risco de fechar 

Segundo informações publicadas no portal alemão Manager Magazin, as fábricas que correm risco de fechar as portas é a de Dresden, com 300 funcionários e a de Osnabrueck com 2.300 colaboradores. Porém, fontes não identificadas levantaram a possibilidade de os chefões do conselho terem desistido de encerrar as atividades do complexo de Osnabruek. Porém, ainda é cedo para saber qual decisão vai prevalecer.  

A fábrica da Volkswagen em Dresden é responsável por construir o elétrico ID.3, enquanto a de Osnabrueck fica com a produção dos Porsche Cayman, Boxster e T-Roc Cabrio. A capacidade fabril é de 100.000 unidades, mas em 2023 o complexo não produziu sequer um terço do que tem capacidade. Fechando o ano com 28.000 carros fabricados.  

718 Cayman
Porsche 718 Cayman 2024 [Divulgação]

Devido a esse e outros fatores, o grupo decidiu encerrar a produção do T-Roc Cabriolet e transferir a produção do Cayman e Boxter para Zuffenhausen, em Stuttgart, na Alemanha. No começo de dezembro cerca de 100.000 trabalhadores do grupo Volkswagen na Alemanha foram as ruas para protestar.  

Os funcionários são contra as medidas de corte de custos e propostas radicais. De acordo com a Reuters, as famílias Piech e Porsche defendem medidas agressivas de cortes, enquanto isso, o sindicado IG Metall tenta mediar o conflito buscando uma saída melhor para todos.  

Como você acha que será o desfecho dessa história? A Volkswagen vai mesmo fechar fábricas? Conte nos comentários.