As marcas chinesas passaram de coadjuvantes a rivais diretas das marcas generalistas e premium. Uma invasão que trará um novo fabricante ao nosso mercado, a GAC, que lançará sete modelos no Brasil a partir do próximo ano.
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Seguindo os passos de sucesso da BYD e da GWM, a GAC já havia anunciado um investimento de US$ 1 bilhão (à época, aproximadamente R$ 6 bilhões, em conversão direta) para adaptação dos produtos ao gosto dos brasileiros e a instalação da rede de concessionárias.
A novata segue o caminho da eletrificação no Brasil, mas também trará modelos movidos a combustão. Os sete modelos prometidos para o nosso mercado, conforme apuração da Auto Esporte, serão lançados ao longo de 2025.
Quais serão os modelos da GAC?
Os primeiros a desembarcar em nosso mercado serão dois utilitários esportivos a gasolina: o GS3 e o GS4, o SUV híbrido Plug-In ES9, assim como os elétricos da submarca Aion: o hatch compacto UT, o sedã médio RT e os SUVs Aion V e Hyptec HT.
De acordo com Kevin Wang, gerente de vendas da GAC, para o nosso mercado estão reservados os modelos mais atuais da GAC, alguns deles recém-chegados às concessionárias chinesas.
Ainda segundo o executivo, a marca já trabalha para converter os motores para flex e não descarta a produção local em uma fábrica própria ou nas instalações que a Comexport, responsável pelas importações dos veículos ao Brasil, prepara em Horizonte (CE).
GS3
O GS3 é um SUV com porte similar ao do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, mas a estratégia de posicionamento prevê que ele encare o Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V.
Com 4,41 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,60 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, sob o capô esconde o motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta, trabalhando em conjunto com o câmbio de dupla embreagem e sete marchas, para render 177 cv e 27,5 kgfm. O consumo médio, de acordo com o ciclo chinês, é de 16,2 km/l.
Em segurança, há assistentes à condução com alerta e correção de saída involuntária de faixas, controlador adaptativo de velocidade e frenagem automática de emergência.
GS4 Max
O SUV GS4 Max é 30 centímetros maior no comprimento em relação ao GS3, oferecendo 4,68 m de ponta a ponta, enquanto o entre-eixos é de 2,75 m. A GAC já trabalha em uma variação híbrida plug-in e a motorização é a mesma do GS3. Pela frente, terá a companhia do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross.
GS8/ES9
Os dois utilitários esportivos são as opções topo de linha no primeiro momento da marca no Brasil. Basicamente, são o mesmo carro, mas com variantes híbrida plug-in ou a combustão interna.
Com capacidade de levar até sete passageiros, a carroceria mede 4,98 m de comprimento e 2,92 m de entre-eixos. A propulsão do GS8 é responsabilidade do motor de quatro cilindros 2.0 turbo de 248 cv e 40,8 kgfm, com tração dianteira ou integral. O câmbio é automático de oito marchas fornecido pela japonesa Aisin.
Na opção híbrida, há a combinação do motor 2.0 turbo de 190 cv com um elétrico de 150 cv. Embora sem os dados de consumo declarados, a bateria de 25,6 kWh possibilita percorrer até 143 quilômetros sem emitir poluentes na atmosfera.
Aion UT
O hatch Aion UT é um concorrente para o BYD Dolphin Mini, medindo 4,27 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Com 134 cv enviados pelo motor elétrico, a energia é armazenada na bateria de 68,1 kWh, assegurando um alcance puramente elétrico de até 650 quilômetros, segundo o ciclo chinês.
Aion V
Este SUV de porte médio é elétrico e maior em 15 centímetros em relação ao BYD Yuan Plus. Além disso, o modelo da GAC é o primeiro da marca a empregar uma arquitetura elétrica de 400V.
No mercado chinês, ele está disponível com duas opções: 203 cv ou 224 cv, com baterias oferecendo capacidade entre 62,2 kWh e 90,2 kWh.
Por dentro, os destaques vão para os acabamentos e a pegada minimalista do interior, além do multimídia de 14,6 polegadas. Há até uma geladeira no console central.
Aion RT
Assim como o Aion UT, o sedã RT também transmite 203 ou 224 cv, mas com baterias menores de 55,1 kWh ou 68 kWh. O ciclo chinês informa um alcance puramente elétrico de até 650 quilômetros.
O visual remete ao do Seal, embora seja menor, oferecendo 4,86 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,52 m de altura e 2,77 m de entre-eixos.
Hyptec HT
Exibindo portas traseiras com abertura estilo asa de gaivota, o Hyptec HT é considerado um rival para o Tesla Model X. No entanto, também estão disponíveis portas traseiras com abertura convencional, que tiram um pouco do charme do modelo.
Os motores elétricos podem oferecer 245 cv ou 340 cv, com baterias que variam de 70 kWh a 99,5 kWh. Ao lado do GS8 e ES9, o Hyptec HT poderá ser o carro mais sofisticado da GAC no Brasil.
Quais são as suas expectativas com os carros da GAC? Escreva a sua opinião nos comentários!
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