Já que estamos em 2025, os motoristas devem se atentar ao IPVA e ao Licenciamento de seus veículos. Assim como 2024, o licenciamento deste ano tem início em julho, mas já pode ser adiantado. A Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo (SEFAZ-SP) já até liberou a agenda de pagamento do licenciamento dos veículos registrados no estado de São Paulo.
Contudo, é válido reforçar que o licenciamento deste ano só pode ser feito após o IPVA 2025 já ter sido quitado e também débitos pendentes como multas. Neste ano, o seguro DPVAT não está sendo cobrado e o licenciamento também pode ser pago completamente de forma adiantada.
O preço do licenciamento em 2025 teve um aumento de 4,69% em relação ao valor cobrado em 2024. Desse modo, ele custa hoje R$ 167,74. Essa taxa é paga anualmente para que o veículo rode livremente pelas ruas e estradas brasileiras. O preço é mesmo para qualquer tipo de veículo e o valor do IPVA 2025 é somado com o preço do licenciamento.
Confira a agenda de pagamento
Em 2025, a SEFAZ-SP está utilizando o valor venal do automóvel conforme a tabela Fipe de setembro de 2024. Os carros de passeio possuem alíquota do IPVA de 4%; as motocicletas possuem 2%, assim como modelos similares, caminhonetes cabine simples, maquinário pesado e ônibus e micro-ônibus. Veículos de locadoras registrados em São Paulo pagam 1%.
E os caminhões pagam 1,5%. Vale pontuar que para quitar completamente o IPVA ou licenciamento 2025, o dono do modelo deve estar com dívidas como multas 100% quitadas. Confira abaixo as datas de pagamento do licenciamento deste ano e os respectivos finais de placa.
Carros, caminhonetes, SUVs, motos e similares, ônibus e micro-ônibus
Final 1/2 – pagamento em julho
Final 3/4 – pagamento em agosto
Final 5/6 – pagamento em setembro
Final 7/8 – pagamento em outubro
Final 9 – pagamento em novembro
Final 0 – pagamento em dezembro
Caminhões e tratores
Final 1/2 – pagamento em setembro
Final 3/4/5 – pagamento em outubro
Final 6/7/8 – pagamento em novembro
Final 0 – pagamento em dezembro
Já se organizou para pagar o IPVA e licenciamento do seu veículo este ano? Conte nos comentários