O ano de 2024 foi bastante movimentado para a indústria automotiva, mas ele ainda não acabou e reserva algumas surpresas, que podem ou não ser agradáveis. Agora, algumas concessionárias afirmaram que após 17 anos de produção, o Renault Logan saiu de linha do mercado brasileiro.
Quem descobriu essa notícia foi a Auto Esporte. Uma fonte informou ao portal que a montadora francesa comunicou internamente o fim da comercialização do sedã compacto rival do Fiat Cronos e Volkswagen Virtus neste mês de outubro. Durante a apuração, foi descoberto que até meados de setembro, ele era oferecido somente para vendas diretas.
Outro comentário feito é que poucas unidades do modelo estão sendo produzidas em São José dos Pinhais, no Paraná. Elas devem atender as empresas como locadoras e que supostamente compraram um lote do modelo. Uma das possibilidades é que o Renault Logan saiu de linha para abrir mais espaço na planta paranaense para o SUV compacto Kardian, que teve vendas iniciadas este ano.
17 anos de trajetória por aqui
Mesmo com essa história de fim de linha, o Logan segue sendo oferecido no configurador online da marca em suas duas versões, a Life de R$ 97.500 ou a Zen de R$ 101 mil. Ambas trazem o motor 1.0 flex aspirado SCe de 82 cv e 10,5 kgfm de torque e o câmbio manual de cinco marchas. Nos últimos tempos, o irmão do Sandero já não estava bem das pernas.
No quesito vendas, a Fenabrave revelou que em agosto, o Logan vendeu apenas 373 unidades. Porém, em setembro deste ano, ele acumulou expressivos 1.978 vendas concretizadas. No acumulado de outubro, ele vendeu até agora 28 unidades. O ano de 2014 foi seu melhor momento, pois ele teve a estreia da segunda geração e marcou 46 mil vendas.
Contudo, elas foram caindo aos poucos, já que novos rivais foram sendo lançados. Em 2023, por exemplo, ele acumulou 4.559 unidades vendidas. Como o Renault Logan saiu de linha por aqui, só restou apenas o Duster como um modelo criado pela Dacia, a subsidiária mais em conta da marca francesa. Ele foi o terceiro lançamento da Renault/ Dacia por aqui.
O primeiro havia sido o Logan em 2007 e foi seguido do Sandero, o qual chegou pouco tempo depois. Mas, o sedã compacto foi apresentado pela primeira vez em 2004. Ou seja, ele já tem mais de 20 anos de estrada. Ele nasceu para ser um carro de entrada, que chamava atenção pelo amplo espaço interno, porta-malas de 510 litros e pela robustez.
Por aqui, o Renault Logan teve bastante destaque e atazanou a vida do Nissan Versa, Toyota Etios, Chevrolet Cobalt e mais modelos até que saiu de linha por aqui e não deixou um sucessor. Ele teve versões com motor 1.6 aspirado, teve câmbio automatizado ou automático do tipo CVT e outras curiosidades. O Auto Esporte contatou a Renault sobre o fim de linha do Logan, mas ainda não obteve resposta oficial.
Gostava do Logan? Já andou ou teve uma experiência com um? Conte nos comentários